3ª Semana de Danças Urbanas de Mogi das Cruzes tem início nesta quarta-feira

Secretaria de Cultura

11 de outubro de 2016

Nesta quarta-feira (12/10), que é feriado do Dia das Crianças, terá início a 3ª edição da Semana de Danças Urbanas de Mogi das Cruzes, uma realização do coletivo Work Class Crew, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A proposta é reverenciar e fomentar as manifestações urbanas e a cultura hip hop do município. Por isso, até o dia 23 deste mês, acontecerão atividades como batalhas, shows, exibição de filme, mostra de danças e ritmos, bate-papo, aulas e debate sobre as vivências e trabalhos nas danças urbanas. Toda a programação é gratuita. Veja o cartaz do evento A abertura, nesta quarta-feira (12/10), será a partir das 15 horas, na Casa do Hip Hop. Por se tratar do Dia das Crianças, os organizadores já iniciam a programação com o Block Party Kids, a adaptação de um evento já realizado pelo coletivo em praça pública e que consiste originalmente na realização de uma batalha individual ou em casal (Bboy e Bgirl). Desta vez, contudo, quem vai duelar sãs as crianças da cidade e da região, em um encontro que se estende até as 18 horas. Nesta quinta-feira (13/10), a linguagem cinematográfica tomará conta da programação, com a exibição de um filme a partir das 14 horas. Já no dia 15, que é sexta-feira, acontecerá a primeira mostra de vários ritmos de danças urbanas, que será o "Jam de Danças Urbanas", às 19 horas. Ambos os eventos serão na Casa do Hip Hop. Domingo, dia 16, a Semana novamente se volta aos mais jovens. A partir das 11 horas, crianças de toda a cidade e também da região terão a oportunidade de aprender passos das danças urbanas com professores, alunos e frequentadores da Casa do Hip Hop e também membros do coletivo responsável pela organização do evento como um todo. A ação, intitulada "Ensinando Dança para Crianças", será no Centro Cultural de Mogi das Cruzes e integra ainda a programação infantil semanal do espaço cultural. No dia 18, a partir das 14 horas, a 3ª Semana de Danças Urbanas promove a Mostra Estudantil de Danças Urbanas. O evento, que será no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), consiste em uma mostra livre de danças, aberta a pequenas academias, bem como a escolas municipais, estaduais e particulares. A meta é dar a oportunidade aos grupos estudantis de dança de Mogi e Alto Tietê de interagir e mostrar o que estão desenvolvendo dentro das unidades de ensino. No dia 20 de outubro, a programação retorna à Casa do Hip Hop, com o Fórum de Danças Urbanas, a partir das 19 horas. Quatro palestrantes considerados como ícones do hip hop devem participar da iniciativa, que propõe um bate-papo e debate sobre as vivências e trabalhos nas danças urbanas. A ideia, logo, é promover a troca de experiências e disseminar aprendizado. Já no dia 21, a Semana de Danças Urbanas chega ao Theatro Vasques, com o evento Dançando Sem Preconceito. Trata-se de uma mostra livre danças urbanas, aberta a grupos e solistas independentes, nos estilos de danças urbanas. A proposta é fomentar a atuação de grupos profissionais e amadores no mesmo palco, desde grupos em ascensão até aqueles que já consolidados junto à cena artística. A 3ª Semana de Danças Urbanas se encerra com um workclass no Ciarte, que será realizado em 22 e 23 de outubro. As aulas e debates começam às 11 horas e vão abordar variados estilos de danças urbanas. Segundo os organizadores, estarão presentes nesta realização três professores reconhecidos dentro e fora do país, que somarão experiência ao evento de encerramento. (LMS)