Bandas sinfônicas mogianas são premiadas em Festival de Música de São Paulo

19 de outubro de 2016

A Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes conquistou, nesta terça-feira (18/10), o primeiro lugar na categoria instrumental - Grupos de Concerto na etapa regional da DRE Butantã do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A Banda Sinfônica do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, ficou em segundo lugar na mesma categoria e os dois grupos receberam o Certificado de Ouro, pela qualificação técnica. A Banda Sinfônica Jovem reúne os alunos mais avançados do projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes desde 2011, do qual a Banda Sinfônica do Cempre também faz parte. A iniciativa atende atualmente mais de 10 mil alunos em 15 escolas municipais com aulas de musicalização durante a aula e ensino sinfônico e prática de banda no contraturno. "É uma grande alegria esta dupla premiação, um reconhecimento de que estamos no caminho certo ao investir em um ensino de qualidade para as crianças mogianas", disse a secretária Maria Aparecida Cervan Vidal. A Banda Sinfônica Jovem apresentou a obra "Tema do filme King Kong", de James Newton Howard e conquistou 67,9 dos 70 possíveis. Cerca de 30% dos integrantes ingressaram no grupo neste ano. "Começamos a trabalhar efetivamente em junho com foco em programas diferenciados. Para a competição, iniciamos a preparação efetivamente no final de agosto, quando definimos a música. O grupo respondeu bem e intensificamos os ensaios nas últimas semanas. Sou grato à Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Secretaria de Educação pelo apoio e carinho com o projeto e com nossas crianças e jovens", disse o maestro e coordenador geral do projeto Daniel Bordignon. Com pouco mais de um ano de apresentações, os jovens músicos da Banda Sinfônica do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho surpreenderam e conquistaram 64,5 pontos, levando o segundo lugar, com a obra "Aftershock", do compositor Larry Clark. "Foi um resultado sensacional para um núcleo que se apresentou pela primeira vez em setembro do ano passado. A evolução dos alunos foi muito grande e mostra boas perspectivas. Queremos agradecer a todos pelo apoio", disse o coordenador Ewerton Siqueira. A banda, formada por 45 integrantes, é composta por 90% de alunos que ainda estudam na escola de 10% de ex-alunos. O sucesso em sua primeira competição arrancou elogios do coordenador do projeto. "Fiquei impressionado com a destreza, a postura, a capacidade de concentração e a união do grupo do Cempre. Foi uma apresentação que representa a grandeza do projeto Pequenos Músicos", avalia o maestro Bordignon. As duas bandas receberam o Certificado de Ouro, pela qualificação técnica e aguardam o resultado para a próxima etapa. (KCB)