Mogi das Cruzes sedia 3º Sarau de Saúde Mental nesta sexta-feira, dia 21

20 de outubro de 2016

Mogi das Cruzes sedia nesta sexta-feira (21/10), a partir das 8h30, a terceira edição do Sarau de Saúde Mental do Alto Tietê, no auditório do Ciarte, que fica na rua Dr. Ricardo Vilela, nº 69, no Centro. O evento é promovido anualmente pelos participantes do Fórum de Saúde Mental do Alto Tietê em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Ao longo do dia, várias apresentações culturais serão realizadas para que o público possa conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos municípios da região na área de saúde mental. Entre as atrações estão grupos de samba, dança, coral, teatro, voz e violão, Tai Chi Chuan e automassagem, que serão apresentadas por grupos de Mogi das Cruzes, Guararema, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Arujá. Além de divulgar os trabalhos, eventos como o 3º Sarau de Saúde Mental tem como objetivo promover a convivência e socialização entre pacientes e a comunidade em geral. Em Mogi das Cruzes, este conceito é desenvolvido há sete anos por meio do Cecco - Centro de Convivência e Cooperativa, onde a participação dos alunos em eventos e atividades externas faz parte da integração social proposta pela unidade. "O Cecco é um equipamento que integra o Programa Municipal de Saúde Mental da Prefeitura de Mogi das Cruzes e que desenvolve um importante trabalho de integração social por meio de artes, esportes e outras oficinas terapêuticas", explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. Além do Cecco, outras unidades de atendimento na área são o Ambulatório Municipal de Saúde Mental e o Caps - Centro de Atenção Psicossocial (Caps II). As três unidades foram implantadas a partir de 2009, iniciando uma nova etapa no atendimento psiquiátrico oferecido pelo município. O Cecco é um espaço aberto à população e foi criado com o objetivo de promover a saúde e a autonomia das pessoas por meio de atividades físicas, artes e artesanato. Recebe pacientes psiquiátricos leves e em fase de recuperação e também membros da comunidade em geral que desejam participar das oficinas. Funciona na rua Rogério Tácola, 118, bairro do Socorro.