Cipa encerra semana de prevenção com balanço positivo das ações

Secretaria de Gestão Pública

27 de outubro de 2016

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Mogi das Cruzes encerrou, na manhã desta quinta-feira (27/10), a edição 2016 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A comissão faz um balanço positivo da participação dos servidores nas palestras, que neste ano abordaram a saúde, a qualidade vida e práticas para o bem-estar físico e mental. Os quatro dias de atividades reuniram mais de 1 mil funcionários. "A grande mensagem que as pessoas estão começando a entender é que pode haver dedicação ao trabalho e melhoria da produtividade sem comprometimento da saúde e da qualidade de vida, melhorando também a visão de mundo", avalia o secretário municipal adjunto de Serviços Urbanos e presidente da Cipa, Edson Luiz Teixeira. A última palestra, realizada para funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos, na Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes (ASMMC), foi sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Nela, a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Rosana Meissner falou sobre os tipos e características das doenças e formas de contágio e manifestação, além da prevenção. "Este ano percebemos uma mudança de atitude dos servidores, que mostraram mais consciência de que todos devem se preocupar com a segurança dos outros e a própria", afirma o coordenador de Gestão de Recursos Humanos da Prefeitura, Sérgio Decaro. "Mas temos potencial para melhorar, e para isso precismos da participação e engajamento de todos os gestores", completa. A gestora da ProTG Medicina do Trabalho, Vanessa Cazarini, e o engenheiro de segurança da empesa, Diego Fontes, também enfatizam a mudança de atitude dos servidores em relação à busca por melhor qualidade de vida. "No ano passado, havia resistência para a realização de exames. Este ano percebemos não só um aumento de procedimentos, mas também diagnósticos melhores, o que significa que os funcionários estão se cuidando mais", destaca Vanessa. Organizada anualmente pela Cipa, a Sipat tem como objetivo debater os assuntos ligados à segurança e à qualidade de vida no trabalho, por meio de ações de conscientização. Neste ano, o tema foi "Mexa-se pela sua qualidade de vida - realize atividades que te proporcionam prazer". A escolha do período para realização da Sipat é uma homenagem aos funcionários, já que ocorre na semana em que se comemora o Dia do Servidor Público (28 de outubro). (JN)