Furusato Matsuri 2016 será nos dias 12 e 13 de novembro no Cocuera

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

10 de novembro de 2016

Mogi das Cruzes receberá nos dias 12 e 13 de novembro, a 26ª edição do Furusato Matsuri - Festival Agrícola de Mogi das Cruzes, que será realizada na sede da Associação dos Agricultores de Cocuera. O evento conta com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e deverão ser recebidas 18 mil pessoas nos dois dias de festa. O tema deste ano é "Esperança", destacando a expectativa dos agricultores para que o Brasil supere este momento de crise e a retome o crescimento. A abertura será neste sábado (12/11) às 10 horas e a programação segue até às 20 horas. No domingo (13/11), as atividades começam às 10h30. Os visitantes poderão apreciar a exposição de produtos agrícolas, como flores, frutas e hortaliças. Entre 150 e 180 agricultores irão expor sua produção. A festa conta também com a exibição de tratores e implementos agrícolas. Haverá um mini-shopping no local e a venda de comidas típicas. A parte cultura terá shows folclóricos. Mogi das Cruzes produz aproximadamente 560 mil toneladas de hortaliças anualmente. Também é considerada a maior produtora de orquídeas e hortênsias do país e possui 60% dos produtores do país, com produção diversificada de 4,7 mil toneladas. Neste ano, a Prefeitura assinou contrato com duas cooperativas da cidade para o fornecimento de 59 toneladas de legumes e verduras produzidos na cidade para as escolas e creches da rede municipal de ensino. Está em andamento a reforma e substituição da cobertura do Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar, com investimento de R$ R$ 1.097.747,67. O festival integra o calendário oficial de eventos da cidade e tem o objetivo de divulgar a região do Cocuera, apresentando produtos agrícolas da região, sua cultura e história. O termo Furusato Matsuri significa "Festa da Terra Natal" e simboliza a volta para a casa dos filhos e netos dos fundadores do bairro, que saíram para trabalhar em outros locais e retornam ao Cocuera no dia da Festa. Também é um agradecimento à boa colheita. A Associação dos Agricultores de Cocuera fica na Rodovia Prof. Alfredo Rolim de Moura SP 088, s/nº, km 61,4. (KCB)