Secretário apresenta cenário da oncologia em Mogi das Cruzes durante evento do Cecan

24 de novembro de 2016

O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, participou, nesta manhã de quinta-feira (24/11), do workshop "Recomeço: uma vida após diagnóstico de câncer". O evento foi promovido pelo Cecan - Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer, no auditório vip da Universidade Braz Cubas (UBC), com objetivo de abordar diversos aspectos da doença e oferecer um espaço para a troca de informações. A abertura foi realizada com a palestra "Impacto do diagnóstico do câncer e os aspectos emocionais", apresentada pelo psicólogo René Padovani e pela assistente social Raquel Palmeira, ambos do Cecan, entidade parceira da Prefeitura de Mogi das Cruzes no atendimento aos pacientes e familiares. Na sequência, o secretário Marcello Cusatis, apresentou o tema "Cenário da Oncologia em Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê", que mostrou os principais avanços e desafios do atendimento oncológico no município e região. Em 2015, por exemplo, somente a Secretaria Municipal de Saúde realizou 302 encaminhamentos de novos pacientes oncológicos. Deste total, 121 foram encaminhados para tratamento no Hospital Luzia de Pinho Melo e os demais para outras unidades da Rede Hebe Camargo, como Pérola Byington, Santa Casa de São Paulo e Hospital das Clínicas de São Paulo. "Uma das nossas maiores batalhas tem sido manter os pacientes em tratamento no próprio município", explicou o secretário. Clique aqui e confira a apresentação completa Durante a apresentação, Cusatis mostrou diversos números, como estimativas de consultas e tratamentos de quimioterapia e radioterapia para municípios do Alto Tietê. Mostrou, ainda, avanços da Prefeitura de Mogi das Cruzes na oferta de consultas e procedimentos até então realizados apenas por equipamentos do Estado. "O atendimento em Mastologia começou em 2009, com o dr. Adriano Baeta, e hoje conta com quatro locais: Pró-Mulher, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Unica Jundiapeba e Ame", explicou, detalhando também a ampliação dos serviços de diagnóstico. Prevenção Maus hábitos e aumento da expectativa de vida da população estão mudando o ranking das causas de morte entre os brasileiros. Apesar de infarto, hipertensão e acidente vascular cerebral figurarem no topo da lista, os casos de câncer estão avançando muito nos últimos anos em todo o País e a situação não é diferente em Mogi das Cruzes, onde as neoplasias são a segunda causa de óbito. Para alertar a população, a Administração Municipal promove ações para prevenir e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce da doença por meio de campanhas permanentes como Outubro Rosa, Novembro Azul, Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca e outras iniciativas. Ao longo do mês de novembro, em função da Semana Municipal de Combate ao Câncer, o tema é abordado em grupos educativos, rodas de conversa e salas de espera das unidades de saúde.