Novo sistema de servidores aumenta armazenamento e melhora serviços

Secretaria de Gestão Pública

29 de novembro de 2016

A Prefeitura de Mogi das Cruzes conta com um novo sistema de servidores para armazenamento de dados - chamado tecnicamente de datacenter - que aumenta a capacidade de atendimento, segurança e conectividade com os diversos prédios públicos, resultando em melhoria na prestação de serviços à população. O investimento foi de R$ 1 milhão, proveniente do BNDES, por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT). O secretário municipal de Gestão, Marcos Regueiro, explica que o investimento é necessário para acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento da cidade: "À medida que a cidade avança, são incorporados novos serviços, como mais creches e unidade de saúde, por exemplo, e hoje em dia todos os equipamentos públicos necessitam de um suporte de dados para proporcionar atendimento à população. Com o novo datacenter, a Prefeitura acompanha este processo em termos de estrutura de informática e dá um salto para fazer frente ao ritmo contínuo de progresso do município", diz. São 145 quilômetros de fibra óptica conectados ao datacenter, que garantem conectividade com 104 prédios publicos, entre secretarias municipais, escolas, postos de saúde, unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cr as), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Hospital Municipal, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Rodeio, Única Jundiapeba, Centro de Reabilitação do Idoso, Cresamu e autarquias como o Semae e o Iprem. O novo sistema permite manter as unidades de saúde conectadas e em pleno funcionamento durante 24 horas, sem interrupção, com mais de 2,8 mil dispositivos ligados, entre computadores e impressoras. O trabalho técnico foi realizado pelos funcionários do Departamento de Recursos de Tecnologia da Informação (DRTI), sob a coordenação do diretor Edson Roberto Ramos Ribeiro, e contou com o apoio das Secretarias Municipais de Obras - responsável pelo trabalho de adequação da estrutura física - e de Finanças. "Hoje temos um datacenter moderno, rápido, seguro e disponível, totalmente escalável. Ele é totalmente normatizado, nas questões lógica e elétrica, com redundância no sistema de no-breaks, ar-condicionado e segurança de acesso por biometria, mantendo os serviços com alta disponibilidade e em funcionamento mesmo nos momentos de queda de energia", explica Edson Roberto, acrescentando que o sistema possui 100 terabytes de armazenamento e com previsão de aumento para crescimento e projetos futuros. Ele acrescenta que o novo datacenter permite o funcionamento dos serviços com uma velocidade dez vezes maior, possibilitando acesso rápido e oferecendo informação aos mogianos de forma rápida e segura - seja de maneira presencial, no atendimento nas secretarias municipais, ou em serviços prestados por meio no site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br). "Com o novo Datacenter, temos um gerenciamento centralizado, instalações simplificadas, facilidade para execução dos backups, acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual, mantendo-os seguros. O sistema também deixa a Administração Municipal pronta para o crescimento de projetos como o Cidades Digitais", finaliza Edson Roberto. (MAS)