Semae retoma captação de água no Tietê após queda de energia interromper serviço

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

08 de dezembro de 2016

Uma oscilação na rede de energia elétrica, por volta das 5h da madrugada desta quinta-feira (08/12), danificou o sistema de acionamento automático da Estação Pedra de Afiar, no Cocuera, que faz a captação de água no Rio Tietê para abastecimento da população de Mogi das Cruzes. O serviço ficou interrompido por aproximadamente três horas e meia, paralisando também o tratamento e a distribuição, o que pode ocasionar falta de água durante o dia em 40% da área urbana. A captação foi retomada às 8h30 e a previsão é de que o serviço seja normalizado à noite, quando os reservatórios voltarem ao nível habitual. "Pela manhã, técnicos da EDP, acompanhados de nossa equipe de manutenção eletromecânica, rearmaram o sistema externo. Posteriormente, nossos técnicos acionaram manualmente a cabine da estação, retomando a captação de água. Com isso, o abastecimento volta gradativamente", explica Dirceu Lorena de Meira, diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). Moradores que possuem caixa de água em casa possivelmente não sentirão os efeitos da interrupção. A recomendação do Semae é a reservação de 200 litros para cada morador. Assim, uma residência com cinco pessoas e uma caixa com capacidade para mil litros, por exemplo, tem o abastecimento da casa garantido por até 24 horas, sem fornecimento da rua. A autarquia orienta os consumidores a economizar água e a intensificar este processo nas próximas horas. Com isso, o nível dos reservatórios baixará mais lentamente, reduzindo a possibilidade de desabastecimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115. (JN) Bairros afetados: Alto da Boa Vista; Alto do Ipiranga (parte); Altos da Glória I e II; Alvorada; Braz Cubas (Avenida Francisco Ferreira Lopes e ruas próximas); Caminho do Mar; Caputera; Centro; Centro Cívico; Cidade Jardim; Conjunto Habitacional Nova Bertioga; Conjunto Habitacional São Sebastião; Conjunto Habitacional Seki; Conjunto Habitacional Thaysa; Conjunto Habitacional Toyama; Conjunto Residencial Cocuera; Conjunto Residencial Jardim São João; Conjunto Residencial Vila da Prata; Estância dos Reis; Itapeti; Jardim Aracy; Jardim Camila; Jardim Coqueiro; Jardim Jussara; Jardim Maricá; Jardim Natalie; Jardim Náutico; Jardim Paulista; Jardim Ponte Grande; Jardim Primavera; Jardim Rodeio; Jardim Rubi; Jardim Santista; Jardim São Francisco; Jardim Veneza; Jardins do Paraíso; Loteamento Municipal; Loteamento Nova Mogilar; Nova Estância; Parque Monte Líbano; Parque Morumbi; Parque Ponte Grande; Parque Residencial Itapeti; Real Park Jardim do Colégio; Real Park Mogi; Real Park Tietê; Residencial Algarve; Residencial Nair; São João; Shangai; Socorro; Sud Menucci; Vila Áurea Maria; Vila Avignon; Vila Brasileira (parte); Vila Celeste; Vila Chinesa; Vila Cidinha; Vila Estação; Vila Flávio; Vila Ipiranga; Vila Industrial; Vila Jafet; Vila Jundiapeba; Vila Melchizedec (parte); Vila Mogi Moderno (parte); Vila Mogilar; Vila Moraes; Vila Nancy; Vila Natal; Vila Nova Socorro; Vila Nova União; Vila Oliveira; Vila Oropó; Vila Oroxó; Vila Panorama; Vila Partênio; Vila Paulista da Estação - Baixa; Vila Pomar (parte); Vila Ressaca; Vila Rubens; Vila São Francisco; Vila São João; Vila São Sebastião (parte); Vila Sarah Avignon; Vila Socorro Velho; Vila Victória.