Bertaiolli visita túnel que será entregue neste sábado e destaca tecnologia construtiva

Secretaria de Urbanismo

09 de dezembro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli visitou nesta sexta-feira (09/12) pela manhã o túnel que liga as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa, que será inaugurado neste sábado (10/12), às 10 horas. Ao lado do presidente da Câmara, Mauro Araújo, e do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, o prefeito percorreu todo o túnel e destacou a moderna tecnologia construtiva que foi utilizada no Complexo Viário Jornalista Tirreno da San Biagio - a maior intervenção de mobilidade urbana já realizada em Mogi das Cruzes. "Estamos com 50% da obra pronta, afinal falta o outro túnel, que está em pleno andamento e deve ser entregue em dezembro do ano que vem. Andando por aqui, nós temos a dimensão do que foi realizado, de toda a tecnologia construtiva que foi empregada. Os engenheiros e os funcionários enfrentaram desafios como o solo, a água existente no terreno e a presença da linha férrea, entre outros, e concluíram um túnel que é moderno e ao mesmo tempo muito bonito. Ele vai valorizar muito esta região da cidade e fará parte de todo o processo de reurbanização do Centro", disse Bertaiolli. O túnel tem 298 metros, sendo 40 deles escavados embaixo da linha de trem. São 4,5 metros de pista interna, com saída em duas pistas, com 7,5 metros no total. Não é permitida a passagem de pedestres pela passagem - existe uma faixa lateral, com 1,2 metro de largura, que abriga a galeria de águas pluviais e é reservada para emergências, como panes mecânicas de automóveis e acidentes. A velocidade máxima será de 40 km/h e já foi instalado um radar para identificar infrações à legislação. De acordo com Bertaiolli, neste sábado o túnel será aberto ás 10 horas e poderá ser percorrido a pé pela população até as 14 horas, para que as pessoas conheçam a obra melhor. A partir das 14h, o tráfego de veículos será liberado. Como já acontece na região central, não será permitida a passagem de caminhões pesados na passagem subterrânea. Os ônibus que cumprem itinerários e que precisem utilizar o túnel serão liberados e poderão usar o caminho. "O mais importante é que o tráfego será liberado no sentido centro-bairro, ou seja, os carros poderão seguir pela Ricardo Vilela e acessar toda a região do Mogilar, o que antes não era possível, pois os trens passavam e obrigavam a parada dos carros a cada 5 minutos. Para garantir essa fluidez, foi retirada a faixa de estacionamento na rua Hamilton da Silva e Costa, assim os carros sairão do túnel e seguirão em direção ao Mogilar ou mesmo à Mogi-Dutra com vazão", disse o prefeito. Bertaiolli lembrou que as praças Oswaldo Cruz, Sacadura Cabral e o quarteirão formado pelas ruas Cabo Diogo Oliver, Engenheiro Guallberto e Hamilton da Silva e Costa serão integradas e formarão um único espaço, que passará por nova urbanização, com plantio de árvores e o padrão de requalificação que é já é utilizado no Centro da cidade. Outra etapa deste processo será a construção da nova Estação Ferroviária da CPTM, que será deslocada para a frente do Terminal Central de ônibus e terá uma nova passarela. Esta obra é de responsabilidade do Governo do Estado. Outro túnel Enquanto o túnel entre a Ricardo Vilela e a Hamilton da Silva e Costa está pronto, a outra passagem, entre a Cabo Diogo Oliver e a avenida Adhemar de Barros, segue em obras e está com 55% de seu cronograma concluído. As duas entradas estão abertas e atualmente os funcionários realizam a escavação por baixo da linha férrea, que possui 190 metros - bem maior do que do primeiro túnel, que tem 40 metros de trecho subterrâneo. O investimento total na obra é de R$ 128 milhões, sendo R$ 98 milhões provenientes do Governo Federal e R$ 30 milhões de contrapartida municipal. (MAS)