UPA do Oropó é aprovada pela população em seu primeiro dia de funcionamento

23 de dezembro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli acompanhou, nesta sexta-feira (23/12), o primeiro dia de funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Corasi Alves de Andrade, no Oropó, localizada na avenida Kaoru Hiramatsu. Ao lado do secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, Bertaiolli visitou a unidade que, nas primeiras cinco horas de funcionamento, já havia atendido 40 pessoas. "A região do Oropó foi transformada com vários investimentos. Hoje, os moradores são atendidos em todas as suas necessidades por serviços de qualidade, como é o caso da UPA. Esta unidade ajuda os moradores, que têm atendimento mais próximo de casa e também a cidade, uma vez que desafoga outros pontos de atendimento, uma vez que as pessoas não precisam se deslocar pelo município", disse Bertaiolli, que também conversou com os pacientes. O primeiro paciente atendido pela UPA foi o  aposentado Pedro Nogueira Suarez, de 50 anos. Com dores no braço, ele chegou à unidade a pé, às 7h53, e foi recepcionado pela diretora administrativa da unidade, Adriana Guimarães. Após fazer a triagem e a ficha de entrada, Suarez foi atendido pelo médico Caio Campos. Em 30 minutos, o aposentado estava medicado e havia recebido alta. Morador do Jardim Aeroporto, o primeiro paciente da UPA 24 horas do Oropó agradeceu o atendimento e disse que a unidade é uma grande conquista para Mogi das Cruzes. "Nossa região mudou muito nos últimos anos, com a construção de deste pronto-socorro, de creches, da nova avenida, enfim, estamos muito felizes com a valorização do bairro e por saber que, se precisarmos de um atendimento de emergência, basta vir aqui que seremos recebidos por ótimos profissionais. Tem presente de Natal melhor que esse? Acho que não", afirmou o aposentado que levou 10 minutos para chegar à UPA. Outro morador da região que buscou atendimento na nova unidade foi o pedreiro Vitor Pinto de Jesus, de 64 anos. Morador do Oropó, ele levou as filhas Juliana e Ralana, de 17 e 14 anos, para atendimento devido a problemas na garganta. "Foi só chegar e já fomos atendidos. Antes, era preciso ir até o Jardim Universo (Unidade de Saúde 24 horas). Agora, ficou muito mais fácil, melhora muito nossa vida", disse, enquanto as moças eram atendidas. A UPA Oropó possui capacidade para até 8 mil atendimentos por mês, 1,6 mil metros quadrados de área construída e contará com consultórios, 11 leitos, sendo dois de isolamento, salas de observação, raio-X, eletrocardiografia, carrinhos de parada cardíaca, pediatria de emergência e exames laboratoriais. A unidade também contará com uma base do Samu para agilizar o atendimento à população. O investimento na construção é de R$ 4,5 milhões, além de cerca de R$ 900 mil em equipamentos. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, organização social vencedora do chamamento público. "Toda equipe está preparada e pronta para atender a todos que precisarem dos nossos serviços. Estamos muito felizes pela oportunidade de administrar esta importante unidade de saúde e temos a consciência que precisaremos fazer o nosso melhor para receber a população de maneira eficiente e, acima de tudo, acolhedora", afirmou a diretora administrativa da unidade, Adriana Guimarães. Além da UPA do Oropó, o sistema de atendimento de urgências e emergências de Mogi das Cruzes conta com outra unidade semelhante no bairro do Rodeio. Além disso, para pronto atendimento infantil, a cidade conta com o Pró-Criança e o Ambulatório do Hospital Municipal. Para baixa complexidade, as Unidades Básicas de Saúde 24 do Jardim Universo e de Jundiapeba. Além disso, funcionam os prontos-socorros da Santa Casa, para ortopedia e maternidade, e do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, para atendimentos de alta complexidade. (LM)