Assistência Social desenvolve a campanha Mogi Livre de Trabalho Infantil, em alusão ao 12 de junho

Secretaria de Assistência Social

07 de junho de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, está engajada na campanha Mogi Livre de Trabalho Infantil, em alusão ao 12 de junho, que é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Dentro da programação, haverá ações de sensibilização e conscientização da população, distribuição de materiais informativos e lúdicos, além de colocação de faixas aéreas em pontos do município.

Os locais de afixação de faixas aéreas foram escolhidos considerando a grande circulação de pessoas, o que propicia um maior alcance, além de serem pontos de identificação frequente da prática de trabalho infantil. As faixas foram implantadas em locais como avenida Narciso Yague Guimarães, Praça Kazuo Kimura, Praça Oswaldo Cruz, avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, rua Ipiranga e Dr. Paulo Frontin. De forma descentralizada, há também faixas no Centro de em Jundiapeba, no Centro de Braz Cubas e no Alto do Ipiranga, na avenida Henrique Eroles.

Para fortalecer a conscientização junto aos núcleos e serviços que atuam diretamente na prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil, foram distribuídos nesses locais materiais lúdicos, como a cartilha “Aprenda a dizer não ao Trabalho Infantil”, da Editora Amigos da Natureza e o Gibi Turma da Mônica "Lugar de Criança é na Escola - Diga não ao Trabalho Infantil”, produzido pelo cartunista Maurício de Sousa, com histórias que narram situações de trabalho infantil, discutem direitos e deveres e mostram que todas as histórias com crianças e adolescentes devem ter um final feliz.

Os locais também receberam cartazes temáticos, que servirão para a sensibilização de todos que frequentam e fazem uso dos espaços. A Escola Municipal Coronel Almeida tem expressiva participação na campanha, a partir da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A unidade de ensino também recebeu os materiais lúdicos, que serão trabalhados com cerca de 340 aluno, sendo que 150  participarão da caminhada do dia 12 de junho, data máxima da campanha.

A campanha contará ainda com a participação do grupo “Doutores Palhaços”, composto por voluntários do Instituto Júlio Simões. Neste sábado (10/06) já haverá uma ação de conscientização e distribuição de material informativo no Parque Centenário, das 9h às 13h.

No dia 12, data máxima da campanha, será realizada, das 8h30 às 11h, uma caminhada com alunos da Escola Municipal Coronel Almeida. Todos sairão da unidade de ensino e seguirão até o Largo do Rosário, onde estarão expostos desenhos produzidos pelos alunos, com a temática do combate ao trabalho infantil.

No dia 17 de junho, haverá uma nova ação de conscientização nos semáforos próximos ao Mogi Shopping e à Praça Kazuo Kimura. As equipes da Secretaria de Assistência Social estarão nos dois locais e farão, durante a parada dos veículos, a abertura de faixa temática, somada à distribuição e material informativo a motoristas e pedestres. A ação se estenderá das 9h às 13h.

No final de semana seguinte, dos dias 24 e 25 de junho, novas ações de conscientização e distribuição de material informativo serão realizadas no Parque da Cidade e no Varejão, respectivamente no sábado e domingo, ambas das 9h às 13h.

Para o fechamento da campanha, a Secretaria promoverá um curso de capacitação, voltado aos profissionais que atuam diretamente no combate ao trabalho infantil. Intitulado “O Trabalho Infantil e as Ações Estratégicas de Enfrentamento para sua Erradicação”, o curso será ministrado pela assistente social e especialista em políticas e práticas de Assistência Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social, Marisabel Luchesi. Nos dois dias, o curso será realizado das 8h30 às 12h30.

O grande objetivo da campanha Mogi Livre de Trabalho Infantil é sensibilizar e conscientiza a população acerca dos prejuízos causados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes quando submetidos ao trabalho. A ação também faz ampla divulgação dos canais de denúncia e dúvidas, bem como dos serviços públicos municipais que atendem e acompanham os casos identificados.

O 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. Mais informações sobre ações de combate ao trabalho infantil podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Assistência Social, que é o 4798-6920.