Educação de Mogi das Cruzes promove ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Secretaria de Educação

O Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi promoveu palestras para os alunos. Neste sábado (27/04), será entregue a Escola Clínica

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes está promovendo, ao longo do mês de abril, atividades de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As unidades escolares e os equipamentos da Pasta estão realizando ações que têm como objetivo sensibilizar tanto a comunidade escolar, quanto a sociedade em geral sobre a importância da inclusão, em especial, a conscientização sobre o autismo.

O Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Jundiapeba, é uma das unidades que, durante este mês, promoveu palestras para os alunos voltadas para a conscientização sobre o autismo. A escola é um dos 17 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Mogi das Cruzes, espaços com recursos multifuncionais para o atendimento do público-alvo da educação especial, inclusive dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da unidade escolar e de escolas próximas.

Durante as palestras, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o autismo, abordando temas como formas de comunicação, interação social, comportamento e os direitos garantidos por lei. Além disso, também foram discutidas questões como a prevenção do bullying e a promoção de ambientes seguros e inclusivos, destacando a responsabilidade de toda a comunidade escolar e da sociedade em geral.

Os encontros contaram com a participação de Marta Krobath, professora de AEE na unidade escolar. A educadora compartilhou seus conhecimentos e experiências com os alunos. Inicialmente, as ações foram realizadas com as turmas dos 4º e 5º anos e, na sequência, com os alunos dos 2º e 3º anos. O mês de abril é dedicado ao autismo devido ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

A ação promoveu uma reflexão sobre a valorização da diversidade e a celebração das diferenças. “A conscientização sobre o autismo na escola não é apenas sobre aprender a conviver com a diferença, mas sobre reconhecer o valor próprio de cada indivíduo, independentemente de suas peculiaridades. Afinal, é na diversidade que encontramos a verdadeira riqueza da experiência humana”, destacou Eric Henrique Silva de Souza, diretor da unidade.

Escola Clínica
Será inaugurada neste sábado (27/04), às 10 horas, a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Rodeio. A escola irá oferecer o atendimento clínico/terapêutico com equipe transdisciplinar, feito por uma Organização da Sociedade Civil (OSC), selecionada por meio de chamamento público e a Educação Especial personalizada. Todos os atendidos passarão por triagem. A Secretaria Municipal de Educação irá gerir a parte educacional da unidade.