Exposição “A Cultura Japonesa” será aberta nesta quinta-feira no hall de eventos da Prefeitura

Secretaria de Cultura

13 de novembro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O hall de Eventos do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebe, a partir das 14 horas desta quinta-feira (14/11), a exposição “A Cultura Japonesa”, em comemoração aos 100 anos da Imigração Japonesa na cidade. A mostra ficará aberta ao público até 12 de dezembro deste ano e conta com a contribuição da comunidade nipo-brasileira.

“É uma honra receber na Prefeitura de Mogi das Cruzes a exposição que homenageia o povo japonês e seus descendentes, que há 100 anos está na cidade contribuindo conosco. Mogi das Cruzes não seria a mesma sem a comunidade nipo-brasileira e essa celebração é mais do que merecida”, comentou o Prefeito Marcus Melo, sobre a mostra cultural.

A exposição conta com aproximadamente 90 peças divididas em nove cenários, que representam a cultura japonesa. As peças retratam as histórias vividas pela comunidade nipo-brasileira, por meio de equipamentos de culinária, esculturas e roupas típicas.

No evento de abertura, o público poderá conferir a apresentação da tradicional cerimônia do chá e também a produção de ikebanas - termo japonês que significa “Flores Vivas”.

A mostra cultural conta com o apoio do Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes e tem por objetivo reverenciar e preservar a cultura japonesa. Outros apoiadores são a Associação dos Agricultores de Cocuera, além da Província Carmelitana, Pro+Vida e da família Miyazaki.

Imigração Japonesa

No início do século 20, o Japão estava sofrendo com o excesso de população e o Brasil precisava de pessoas para a mão-de-obra nos cafezais do oeste paulista. Graças a um acordo entre o governo brasileiro e japonês, no ano de 1908, saiu da cidade de Kobe, no Japão, o navio Kasato Maru, que desembarcou no porto de Santos em 18 de junho, 52 dias após o embarque.

Conhecedores de boas terras, os japoneses encontraram em Mogi das Cruzes, no ano de 1919, um meio de sobrevivência por meio da agricultura. Deste então, os japoneses e seus descendentes se instalaramem definitivo em território mogiano, fazendo da agricultura seu maior meio de lucro e sobrevivência e disseminando elementos da cultura japonesa, que atualmente estão totalmetne incorporados à identidade do município. (Erik Marçal)