Faixas em espaços públicos e ônibus destacam importância da segurança no trânsito

Secretaria de Mobilidade Urbana

17 de maio de 2021

Mensagens sobre a importância do comportamento seguro no trânsito foram colocadas em vários pontos de Mogi das Cruzes e em ônibus do sistema municipal de transporte coletivo. A iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes faz parte das ações do Movimento Maio Amarelo no município.

Para alertar sobre a necessidade de conscientização de motoristas e pedestres, foram implantadas faixas educativas em locais de grande movimentação na região central e nos distritos de Cezar de Souza, Braz Cubas e Jundiapeba. As faixas têm a mensagem “Porque respeitar as regras deixa a vida mais segura”.

Na região central, elas foram colocadas na rua José Bonifácio, no Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, na rua Professor Álvaro Pavan (próximo ao Terminal Estudantes) e na rua Professor Flaviano de Melo (próximo ao Terminal Central). Em Cezar de Souza, a faixa foi implantada no encontro das avenidas João XXIII e Nilo Marcatto, enquanto em Jundiapeba o local escolhido foi o cruzamento das avenidas Presidente Altino Arantes e Lourenço de Souza Franco. Já no distrito de Braz Cubas, os locais de implantação foram o cruzamento da avenida Francisco Ferreira Lopes com a rua Schwartzmann e dois pontos da avenida Japão – no encontro com a avenida Henrique Peres e no trecho conhecido como “Curva da Morte”. A via Perimetral também recebeu uma faixa.

A mensagem também foi colocada no vidro traseiro de ônibus do sistema municipal de transporte coletivo que circulam pelo município. No interior dos veículos também estão sendo divulgadas mensagens de conscientização, pelos equipamentos de vídeo existentes.

A Secretaria Municipal de Transportes também mantém a distribuição de material informativo, máscaras e mudas de árvore cujas flores são amarelas em locais de grande movimentação de pessoas, como a praça Sacadura Cabral, o largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, os Terminais Central e Estudantes e cruzamentos na região central, no bairro do Socorro e nos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba. Prédios públicos, o Mogi Shopping e monumentos também receberam iluminação amarela para destacar a iniciativa.

Como parte das ações, Mogi das Cruzes também receberá o Projeto Educa, em uma parceria entre a Prefeitura e o Observatório Nacional de Segurança Viária. A iniciativa disponibiliza material didático para os estudantes sobre educação para o trânsito, com livros para os estudantes e professores. O projeto-piloto em Mogi das Cruzes será realizado com os alunos do Ensino Fundamental II do Cempre Benedito Ferreira Lopes.

O Maio Amarelo em Mogi das Cruzes será finalizado no dia 31 de maio, com a premiação do Concurso Mobilidade e Educação “Caminho Seguro para a Escola”, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Transportes e de Educação, voltada para alunos das redes municipal, estadual e particular.