Famílias do Manacá assinam contratos de financiamento de seus apartamentos

Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária

27 de julho de 2017

As 300 famílias aprovadas para receberem os apartamentos do empreendimento Manacá, do programa Minha Casa Minha Vida, fizeram nesta quinta-feira (27/07) a assinatura dos contratos de financiamento de seus imóveis. Este é um dos últimos procedimentos antes da entrega efetiva do empreendimento. O evento foi feito numa parceria entre a Coordenadoria Municipal de Habitação e a CEF e aconteceu na sede da Habitação, no Centro da cidade.

Para evitar esperas e agilizar os trâmites, a Habitação convocou as famílias em cinco grupos de 30 famílias cada, em cinco horários distintos. Rapidamente, todas eram chamadas ao palco, onde foi montada uma força-tarefa, para garantir a assinatura dos contratos e a verificação de toda a documentação necessária.

“Antes, o Ministério das Cidades determinava que realizássemos a assinatura dos contratos no mesmo dia da entrega de chaves. O procedimento de assinatura, contudo, leva algum tempo para ser concluído e, por isso, muitas vezes as famílias não conseguiam pegar as chaves naquele mesmo dia. Agora, portanto, também por determinação do Ministério das Cidades, primeiro fazemos a assinatura dos contratos e depois fazemos a entrega do empreendimento”, explicou a secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Dalciani Felizardo.

Para as famílias, o evento representou a garantia definitiva de que dentro dos próximos dias estarão na casa própria. “É uma sensação muito boa. Agora, o dinheiro que eu sempre investi ano aluguel, vou investir na minha casa”, destacou Ana Claudia Bernardo da Silva, de 30 anos, que trabalha como auxiliar de limpeza e há 10 anos vive de aluguel em Braz Cubas.

As famílias do Manacá já haviam realizado, no dia 4 de julho, uma assembleia na sede da Coordenadoria Municipal de Habitação, para a eleição do corpo diretivo e síndico do conjunto habitacional. Também já possuem uma administradora escolhida. Todas sabem exatamente qual unidade vão ocupar dentro do condomínio, após o sorteio eletrônico realizado no dia 24 de maio deste ano, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe).

Serão beneficiadas no empreendimento 271 famílias da demanda geral e 29 da demanda específica, sendo 15 idosos e 14 deficientes. Além da chave da casa própria, os futuros moradores do residencial vão poder desfrutar de ampla estrutura implantada pela Prefeitura na região, com obras como a duplicação da avenida Kaoru Hiramatsu e a construção de duas creches, um CEMPRE e uma UPA. Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes acaba de determinar a criação de uma terceira linha de ônibus para atender a avenida Kaoru Hiramatsu, tendo em vista o aumento da demanda local.

A entrega do Manacá está prevista, segundo expectativa da Caixa Econômica Federal, para o dia 4 de agosto. A confirmação da data, contudo, que compete ao Ministério das Cidades, ainda está pendente. Com a entrega de mais este empreendimento, subirá para 4.720 o número de apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida entregues em Mogi das Cruzes. Outras 520 unidades ainda serão entregues na região da Kaoru Hiramatsu. O endereço oficial do Manacá é Estrada Massakata Takigawa, 55, Porteira Preta. (Lívia de Sá)