Mogi das Cruzes é destaque em evento de tecnologia educacional com referências internacionais

Secretaria de Educação

10 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (09/05), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, participou do evento “Conectando Futuros”, promovido na sede da MegaEdu na capital, organização focada em conectividade na educação. O programa de Tecnologia Educacional de Mogi das Cruzes, que está conectando 100% das escolas a internet de alta qualidade, foi apresentado em painéis com referências de nível internacional.

Pedro Passos e Rosalvo Batista, do Departamento de Tecnologia Educacional (DTE) da Secretaria de Educação, representaram o prefeito Caio Cunha, que destacou o trabalho desenvolvido em Mogi das Cruzes e lembrou que a conectividade de alto padrão chegará a 100% das escolas ainda neste mês. “Estamos garantindo que a educação seja mais acessível e preparando nossas crianças para o futuro com este grande investimento em conectividade, que está sendo levado para eventos importantes de referência internacional”, disse o prefeito.

Pelo programa, são oferecidos 1 MB por aluno e período para todas as unidades municipais, padrão internacional "Education Superhighway". Este foi o maior investimento em tecnologia e conectividade desde o início do programa de tecnologia educacional na cidade. Foram destinados mais de R$12 milhões na aquisição de equipamentos e 4,5 mil chromebooks e conectividade de alto padrão para as unidades escolares. Um dos diferenciais do programa mogiano é de que todo o trabalho tem sido feito pela equipe técnica do DTE.

Programa de referência
No primeiro painel do evento desta quinta-feira (09/05), Mogi das Cruzes foi a referência municipal em tecnologia educacional. O chefe de Divisão de Infraestrutura e Suporte de Mogi das Cruzes, Rosalvo Batista, compartilhou o trabalho desenvolvido na cidade com Miguel Brechner, fundador da CEIBAL, projeto uruguaio e maior case de conectividade educacional representando o âmbito federal e Lucca Magli, diretor de Tecnologia do Estado de São Paulo, que foi a referência na esfera estadual.

Uma mesa-redonda deu continuidade ao evento. O diretor do DTE da Secretaria de Educação, Pedro Passos, dividiu o painel sobre as perspectivas atuais e desafios futuros da tecnologia na educação com o diretor de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Marcelo Perez.

“A participação de Mogi num evento dessa amplitude marca a conclusão de uma importante etapa na educação da cidade - entregarmos 100% das escolas conectadas em um padrão que garanta os princípios básicos de cidadania digital, com dispositivos e acesso de qualidade”, disse Passos. Além da conectividade, 60% das escolas já contam com infraestrutura completa de wi-fi com previsão de término em novembro.

Mogi das Cruzes se consolida como um modelo de gestão de conectividade, oportunizando importantes conexões a nível estadual e federal, dando continuidade ao projeto nas escolas. “Continuamos com a MegaEdu, apoiando esse importante trabalho no nível federal em coparticipar da construção das políticas públicas de conectividade com o trabalho desenvolvido em Mogi sendo referência para todo país”, completou o diretor do DTE.

Na última terça-feira (07/05), o programa mogiano também foi referência para outros projetos de tecnologia educacional.  Rosalvo Batista, chefe de divisão do DTE, apresentou o trabalho desenvolvido em Mogi das Cruzes no Webinar  - Soluções de Educação Samsung SDS e Prefeitura de Mogi das Cruzes – Case de Sucesso do Head de Vendas da Samsung SDS, Cleiton Pacheco.