Mogi das Cruzes é um dos cinco municípios brasileiros contemplados por Fundo Internacional da Bloomberg

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

15 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes está entre as cinco cidades brasileiras contempladas pelo Fundo de Ação Climática para Jovens, programa lançado nesta quarta-feira (10) pela Bloomberg Philanthropies, e que fornecerá assistência técnica e financiamento para projetos com foco em soluções climáticas e que sejam desenvolvidos por jovens com idade entre 15 e 24 anos. 

O nome de Mogi das Cruzes, e de outros quatro municípios brasileiros, está no comunicado oficial divulgado pela entidade filantrópica e que lista as 100 cidades do mundo que tiveram seus projetos aprovados para receber recursos para o financiamento de projetos. Na primeira fase, a cidade receberá 50 mil dólares (aproximadamente R$250 mil).

A conquista para os jovens mogianos é resultado da presença do prefeito Caio Cunha na COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, realizada em dezembro do ano passado nos Emirados Árabes. 

Durante o evento internacional, Mogi das Cruzes participou do Estúdio de Inovação de Prefeitos, onde a Bloomberg Philanthropies lançou o programa para financiar ações que envolvam a Juventude e o Meio Ambiente. 

No Estúdio de Inovações de Prefeitos, Caio Cunha assinou um documento de compromisso público para o desenvolvimento do Plano de Descarbonização e Resiliência às Mudanças Climáticas de Mogi das Cruzes, em sintonia com o Mogi 500 Anos.

O projeto da cidade foi selecionado e, agora, oficialmente contemplado. A expectativa é que na próxima etapa, o município seja contemplado com mais 100 mil dólares para a execução destes projetos populares. 

“Estamos trabalhando para colocar Mogi das Cruzes na rota do desenvolvimento e os esforços também estão no planejamento para lidar com os desafios ambientais. Precisamos pensar e estimular iniciativas que terão impacto a longo prazo dentro da nossa cidade, como forma de contribuição para o mundo”, disse o prefeito Caio Cunha. 

Iniciativas de sensibilização, educação, investigação e desenvolvimento, além de projetos de mitigação e adaptação climática liderados por jovens, são algumas ideias para o desenvolvimento dos trabalhos. 

“Recebemos a notícia com entusiasmo, o nome de Mogi das Cruzes foi elevado a nível mundial, e os protagonistas desses projetos serão os jovens, que vão impulsionar iniciativas que serão notadas pelas próximas gerações. Mais uma  vez, estamos conectando a juventude da nossa cidade a projetos relevantes. Nossos jovens são talentosos e merecem que seus projetos sejam valorizados”, reforçou o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres. 

Mogi das Cruzes foi convidada a participar da COP 28 pela Bloomberg Philanthropies, sem nenhum custo para o município. 

Apoio da Fundação Bloomberg

O Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies tem o objetivo de envolver jovens entre 15 e 24 anos no desenvolvimento, produção e governança de soluções climáticas urgentes, focando em projetos que abordem desafios climáticos locais. O Fundo oferece assistência técnica e financiamento a prefeitos ao redor do mundo para apoiar essas iniciativas. Lançado no contexto da Cúpula de Ação Climática Local COP28 em 2023, busca avançar no progresso climático global e local, fornecendo novas ferramentas para que prefeitos engajem jovens na resolução de problemas climáticos e na formulação de políticas.

A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em cinco áreas principais para criar mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública.