Patrulha Maria da Penha realiza 20 prisões em flagrante de janeiro e julho em Mogi das Cruzes

Secretaria de Segurança

09 de agosto de 2023

No primeiro semestre deste ano, 20 prisões em flagrante por violência doméstica ou descumprimento de medida protetiva foram realizadas pela Patrulha Maria da Penha. O grupamento mantido pela Guarda Municipal da Prefeitura de Mogi das Cruzes atua de forma específica na proteção e atendimento à mulher vítima de violência doméstica e ganha destaque na Campanha “Agosto Lilás”.

Duas novas prisões foram realizadas pelo grupamento no último final de semana. No sábado (05/8), por volta das 19h20, a Patrulha foi acionada para atender uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva. A viatura se deslocou ao local e encontrou o agressor em frente à residência da vítima, contrariando a determinação judicial. O homem foi detido e conduzido à Central de Flagrantes.

A segunda ocorrência foi registrada no domingo (06/08) e chegou à GCM via CIEMP. O grupamento foi à Vila Estação e flagrou a vítima em fuga, apresentando diversas lesões e alegando ter sido agredida pelo companheiro, que portava uma faca. As autoridades conseguiram deter o acusado tentando fugir da residência da vítima e a ocorrência de violência doméstica também foi encaminhada à Central de Flagrantes.

Atualmente, 183 mulheres com medidas protetivas expedidas pela Justiça são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha em Mogi das Cruzes. O atendimento é realizado com rondas nas proximidades dos locais de residência e trabalho das vítimas, além de contatos frequentes com as mulheres. Entre os meses de janeiro e julho, 285 mulheres foram monitoradas, número que representa uma redução de quase 30% em relação ao mesmo período de 2022, quando 404 vítimas foram assistidas.

A violência contra a mulher é um problema presente em todo o Brasil e merece uma atenção especial. Por esse motivo, durante todo o mês de agosto o tema é amplamente discutido por meio de ações de conscientização com a iniciativa Agosto Lilás.

A iniciativa é realizada em referência ao aniversário da Lei Federal 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, instituída em 7 de agosto de 2006.
A Guarda Municipal atende ocorrências pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia e direciona os atendimentos à Patrulha Maria da Penha conforme necessidades.