Patrulha Maria da Penha reforça combate à violência contra a mulher em Mogi das Cruzes

Secretaria de Segurança

22 de agosto de 2022

O mês de agosto é marcado por uma série de ações para a conscientização e combate à violência contra a mulher, com a iniciativa Agosto Lilás. Em Mogi das Cruzes, a Guarda Municipal tem um grupamento específico para a proteção e o atendimento à mulher vítima de violência doméstica, a Patrulha Maria da Penha. Somente no primeiro semestre deste ano, foram atendidas 37 ocorrências de violência doméstica ou descumprimento de medida protetiva, com 31 prisões em flagrante.

Atualmente, 212 mulheres com medidas protetivas expedidas pela Justiça são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha em Mogi das Cruzes. O trabalho é realizado com rondas nas proximidades dos locais de residência e trabalho das vítimas, além de contatos frequentes com as mulheres.

Do total de ocorrências registradas no primeiro semestre deste ano, apenas 12 foram referentes a mulheres acompanhadas pelo grupamento. As demais ocorreram com pessoas que não fazem mais parte do trabalho ou vítimas não acompanhadas. De acordo com dados da Guarda Municipal, as regiões com a maior incidência de ocorrências são Jundiapeba, Centro, Vila Oliveira, Vila Natal e Mogi Moderno.

“A violência contra a mulher é um problema que, infelizmente, está presente em todo o Brasil e merece uma atenção especial dos órgãos de atendimento social e de segurança. A Patrulha Maria da Penha é parte importante nas ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes no enfrentamento à violência contra a mulher, que busca oferecer mais segurança a estas vítimas para que elas possam seguir suas vidas”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

O secretário lembrou ainda que, em seis meses, o grupamento realizou 1.777 rondas. Neste trabalho, as equipes da Patrulha Maria da Penha percorrem as regiões de moradia e trabalho das vítimas acompanhadas. Além disso, as mulheres têm acesso a um contato direto com as equipes da patrulha para situações de urgência e emergências.

A iniciativa Agosto Lilás é realizada em referência ao aniversário da Lei Federal  11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. Instituída em 7 de agosto de 2006, em 2022, a legislação completou 16 anos de existência. Em Mogi das Cruzes, a Patrulha Maria da Penha existe há quatro anos e, desde sua criação, já prestou atendimento a 1.398 vítimas de violência.

A Guarda Municipal atende ocorrências pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.