Polo Digital de Mogi das Cruzes comemora um ano de atividade na próxima quarta

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

21 de setembro de 2018

O Polo Digital de Mogi das Cruzes, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, completará na próxima quarta-feira (26/09), um ano de atividade. O evento será às 9 horas, na sede do programa em Cezar de Souza. Será apresentada a evolução da iniciativa neste período e a forma como vem influenciando os empreendedores da região, atraindo empresas e contribuindo para o ecossistema de inovação de Mogi das Cruzes.

Com 2.121 membros inscritos, o Polo Digital oferece o trabalho de mentoria e coworking, além de um programa de treinamento para os empreendedores da cidade, que está em sua terceira edição. “Criamos no Polo Digital um ambiente favorável com as instalações necessárias para que as empresas tenham condições de nascer e se instalar em Mogi, criando riqueza para cidade como um todo”, avaliou o prefeito Marcus Melo.

Neste primeiro ano, o Polo já se tornou referência no empreendedorismo de inovação e recebeu a visita de técnicos de cidades, como Guarulhos, Fernandopolis e Hortolândia. “Os programas voltados para este segmento são geralmente da iniciativa privada. A Prefeitura de Mogi tem um diferencial quando assume essa responsabilidade construindo políticas públicas para estimular o desenvolvimento deste setor”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes.

Eventos e programas

Um dos destaques do Polo são os eventos, que estão fomentando o empreendedorismo na cidade e apresentando o potencial das startups e dos empreendedores que estão utilizando a estrutura do Polo Digital para se desenvolver. Neste ano foram realizados o Show Case - I Mostra do Polo Digital de Mogi das Cruzes, realizado em parceria com a ETEC Presidente Vargas e o Desafio Ambiental, projeto em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

O programa Startup SP, uma parceria entre o Polo Digital e o Sebrae-SP, está em andamento e atende as startups Bikepacker, CortaFila, Kar4Kids, Magisteria, Mia, Nell Technology, Octano, Orça Facil, 77 Drive e Sua Nfe. Durante os quatro primeiros meses, as empresas participarão de oficinas e workshops, receberão acompanhamento e mentoria de parceiros. No Polo Digital, as startups ficarão seis meses e terão acesso aos serviços oferecidos, como mentoria e coworking, além da visibilidade para investidores.

Em sua terceira edição, o programa de treinamento foi ampliado com novas palestras para os membros do Polo Digital. “Ampliamos o número de palestras e o programa está mais completo. Apresentamos o MindUP, primeiro curso do Startup Lab, que ofereceu 20 vagas e foi construído de forma colaborativa entre os profissionais da região dedicados ao desenvolvimento humano”, disse o coordenador da iniciativa, Rodrigo Garzi. A programação completa está disponível no site do programa http://www.polodigital.pmmc.com.br/.

Sistema Municipal de Inovação
O Sistema Municipal de Inovação, instituído por meio da Lei Municipal nº 7.327 de 26/12/2017, é um diferencial da cidade e é formado pelo Polo Digital, o Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia – CMIT e o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia – FMIT, ações importantes para movimentar o ecossistema de inovação de Mogi das Cruzes. O fundo está aberto para captações de recursos de empresas e pessoas físicas para a área de inovação.

O Polo Digital conta com a parceria das instituições de Ensino Superior, ETEC Presidente Vargas, Grupo Alto Tietê Valley, Sebrae-SP e empreendedores da cidade. Para participar do programa de treinamento do Polo Digital, é preciso ser um membro da iniciativa. A inscrição dever ser feita no site do programa. A sede do Polo Digital na Avenida João XXIII, 1160, em Cezar de Souza. (Kelli Correa Brito)