Prefeitura disponibiliza ferramenta online para sugestões ao orçamento 2020
Secretaria de Finanças

A Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibiliza nesta sexta-feira (13/09), em seu site, um formulário que permite aos cidadãos apresentar sugestões para o orçamento municipal de 2020 – Lei Orçamentário Anual (LOA). Além das audiências públicas realizadas anualmente pela Administração Municipal e pela Câmara, este serviço online é mais uma forma de promover a participação popular. O formulário ficará disponível até o dia 18 de setembro. Para participar, é necessário preencher dados pessoais, escolher uma área de interesse e descrever a sugestão.
O objetivo é recolher sugestões, ideias e propostas que possam aprimorar a destinação de investimentos do governo municipal.
A Lei Orçamentária Anual define o montante do orçamento que será aplicado em obras, despesas e serviços, com a estimativa de arrecadação do município no próximo ano e o quanto será destinado a cada setor ou projeto. As sugestões da população serão analisadas pela Prefeitura. O projeto da LOA deve ser enviado ao Legislativo até o dia 30 de setembro, para avaliação e votação dos vereadores.
O planejamento financeiro e orçamentário segue as regras estabelecidas em lei. O primeiro passo é o Plano Plurianual (PPA), que prevê metas de arrecadação e investimentos para um período de quatro anos.
Com base no PPA, o município elabora, anualmente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece parâmetros para cumprimento do que está no PPA – para o período de um ano. Por fim, a Lei Orçamentária Anual especifica valores (receitas e despesas) para os objetivos traçados na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Equipe de Educação para o Trânsito de Mogi estará na porta das escolas a partir do dia 2
Projeto Brotos de Mogi promove incremento da arborização em praça na Vila Nova Aparecida
Semae Mogi das Cruzes inicia agendamento de escolas para visitas monitoradas em 2026
Prefeita Mara Bertaiolli participa de reinício das obras de esgotamento sanitário da Vila Nova Jundiapeba
Mogi registra diminuição de 98% nos casos de dengue entre 2024 e 2025