Saúde promove eventos de homenagem às mulheres

08 de março de 2017

O Programa Mãe Mogiana promoveu nesta quarta-feira (08/3) um evento especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, com café e aula de automassagem ministrada pela equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. Pela manhã, o prefeito Marcus Melo esteve na unidade e entregou rosas para as pacientes e funcionárias.

O Mãe Mogiana é um dos equipamentos de atendimento exclusivo para mulheres. Foi implantado em 2009 para oferecer atenção integral e humanizada a gestantes a partir 29ª semana, encaminhadas pelas unidades de saúde. Mensalmente, realiza uma média de 3 mil procedimentos entre consultas, ultrassonografias, exames diversos e atendimento psicossocial. “Escolhemos o Mãe Mogiana para uma homenagem às mulheres em um dos momentos mais especiais, que é a maternidade”, comentou o prefeito.

Outras unidades de saúde também prestaram homenagens às mulheres nesta data especial. O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, por exemplo, recebeu um quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e realizou uma palestra sobre inteligência emocional feminina, com a neurocoach Alini Figueiredo. Outras atividades foram exposições de roupas, maquiagem, produtos de beleza e cuidados.

Na Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, a comemoração ficou por conta de uma animada aula de zumba, e a UnicaFisio, em Braz Cubas, promoveu uma palestra sobre "Alterações que ocorrem no corpo da mulher no processo de envelecimento", na última sexta-feira (03/3). Já o Pró-Hiper optou por um dia de beleza, com limpeza de pele e outros cuidados exclusivos ao público feminino.

“Mogi das Cruzes mantém diversos programas e unidades de atendimento exclusivo às mulheres. A saúde da mulher é trabalhada o ano todo, com iniciativas para diagnóstico, tratamento e também por meio de atividades de promoção e qualidade de vida”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. Entre as principais iniciativas estão o Pró-Mulher, o Programa Mãe Mogiana e o Ambulatório de Saúde da Mulher do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.

Eventos

As comemorações prosseguem ao longo do mês de março. Nesta quinta-feira (09/03), das 9 às 12 horas, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa Municipal de DST/Aids estará no Pró-Mulher para uma edição especial de atendimento e homenagem às mulheres. Na sexta-feira (10/3), das 8 às 11 horas, será realizada mais uma edição do Agito no Parque, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, no Parque da Cidade. E, até o final do mês, vários temas relacionados à saúde da mulher serão abordados em rodas de conversa e salas de espera das unidades.