Simpósio de Trânsito e Segurança Viária abre ações do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

Programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes prevê ações durante todo o mês, com atividades para melhoria da segurança viária

02 de maio de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Maio Amarelo em Mogi das Cruzes começou nesta quinta-feira (02/05), com a realização do 2º Simpósio de Trânsito e Segurança Viária, realizado no Theatro Vasques e promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Durante todo o dia, especialistas discutiram aspectos ligados à mobilidade urbana e à segurança viária.

Cerca de 300 pessoas participaram das atividades durante todo o dia. Além das palestras, a Unidade Móvel de Treinamento do Sest Senat também esteve no evento. Estacionado no Largo do Carmo, o ônibus conta com tecnologia de última geração que simula seis cenários e 24 tipos diferentes de veículos, em que o participante vive práticas com diferentes interferências no trânsito. 

“O trabalho de educação para o trânsito é uma prioridade na Prefeitura de Mogi das Cruzes, com a criação e estruturação do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária e as ações voltadas as todos os públicos, que já atenderam mais de 44 mil pessoas nos últimos três anos. A realização do 2º Simpósio de Trânsito e Segurança Viária faz parte destas ações, com especialistas trazendo conceitos modernos para a segurança das nossas ruas e avenidas. Tenho certeza que vamos sair daqui com muito mais conhecimento”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza.

O secretário também destacou a importância do Maio Amarelo para alertar a população sobre a necessidade do respeito às regras de trânsito e de uma convivência mais harmônica nas vias. Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a iniciativa terá ações durante todo o mês, promovidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com apoio de órgãos estaduais e parceiros.

“Teremos o mês inteiro de ações voltadas a todos os públicos, desde os pedestres, motoristas, motociclistas, crianças e idosos. Será uma programação completa, voltada ao respeito à vida no trânsito de Mogi das Cruzes”, disse Souza.

A programação do 2º Simpósio de Trânsito e Segurança Viária foi iniciada com a palestra do gestor da frota do Cresamu – Regional Mogi das Cruzes, Renner Martins, sobre “O verdadeiro impacto positivo na direção defensiva no trânsito”. Ele destacou a importância do cuidado ao conduzir os veículos e apresentou números dos atendimentos realizados pelo serviço na área de abrangência da regional. Em 2023, foram 2.236 chamados atendidos pelo Samu, com 1.438 vítimas removidas a unidades de saúde. Já no primeiro trimestre de 2024, foram 443 vítimas atendidas, sendo que 341 necessitaram ser removidas.

“É necessário entender a importância do cuidado e da segurança ao dirigir os veículos. Que o condutor vista o carro e tenha uma visão 360º do que está acontecendo. Esta é a direção defensiva, o cuidado com o outro”, explicou Martins. “Que todos nós possamos sair daqui com um pensamento diferente, que somos responsáveis por melhorar a vida das pessoas e da cidade”, completou.

Na sequência, o assessor técnico da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da Prefeitura de São Paulo e conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), José Luiz Nakama, falou sobre a  “Tecnologia na fiscalização e a eficácia das medidas punitivas”. O profissional abordou temas como o papel do Cetran e novidades como a notificação eletrônica de autuações e a indicação do real condutor por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou do portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que já está em operação em Mogi das Cruzes.

Já no período da tarde, a coordenadora de projetos e cofundadora do Metrópole 1:1, Bruna Sato, falou sobre o “Pedestre na mobilidade”, detalhando políticas e ações para a melhoria da segurança de quem anda à pé pelas ruas e avenidas das cidades.

Na sequência, o professor e sócio-proprietário do Centro de Educação e Valorização do Trânsito, Eliseu Ruiz, falou sobre “A importância da educação para o trânsito na primeira habilitação”, lembrando a importância do papel dos instrutores e da formação destes profissionais para a segurança viária. Encerrando os debates, o head de Mobilidade Segura do Observatório Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, explanou o tema “Pnatrans e Maio Amarelo”. 

Maio Amarelo

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana preparou uma programação especial de atividades durante todo o mês para marcar o Maio Amarelo em Mogi das Cruzes e chamar a atenção da população sobre a importância de um trânsito mais seguro, harmônico e humano.

Nesta sexta-feira (03/05), duas ações serão realizadas na programação do Maio Amarelo. Das 8h às 16h30, serão realizadas palestras para servidores do transporte escolar, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Educação.

Já no período da tarde, entre 15h e 17h, será realizado um pit stop para motocicletas, com distribuição de material educativo. A ação será realizada em uma parceria com a Polícia Rodoviária e com a Polícia Militar, no quilômetro 49 Norte da SP-88, a rodovia Mogi-Dutra.

Para a próxima semana, será realizada a Semana de Conscientização de Transporte Escolar, também uma parceria entre as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Educação. A Escola Mirim de Trânsito itinerante também atenderá cinco escolas, com previsão de 500 crianças.

Além disso, na terça-feira (07/05), será realizada uma ação de Pilotagem Segura, com treinamento de noções teóricas e práticas de condução em curvas, frenagem e situações adversas voltado a 20 motoboys. A atividade será feita pela manhã e à tarde, no Largo da Feira de Braz Cubas e é uma parceria com a representação da Yamaha em Mogi das Cruzes e com a Transportadora Digital Script Port.