UBS Quatinga ganhará reforço de mais um clínico geral; unidade também será reformada

13 de julho de 2018

A Unidade Básica de Saúde de Quatinga ganhará, até o fim deste mês, o reforço de mais um clínico geral. Com isso, a equipe médica do posto passará a ser formada por dois clínicos, dois pediatras e um ginecologista, ampliando a capacidade de atendimento, que é uma das principais solicitações da população do distrito. A unidade de saúde também será reformada.

O anúncio foi feito pelo prefeito Marcus Melo, na noite de quinta-feira (12/07), durante reunião com moradores, pelo projeto “A Cidade É Aqui”, em que a Prefeitura vai a um bairro para prestar contas daquilo que foi feito, sobre o que está planejado e também para ouvir a população.

“Agradeço por terem atendido ao nosso convite para vir a uma reunião, mesmo em uma noite fria, para participar do dia a dia do bairro e da cidade. Mogi das Cruzes foi muito bem administrada nos últimos anos e minha missão é dar continuidade e garantir que a cidade siga avançando”, disse o prefeito.

Marcus Melo apresentou as principais obras, conquistas e projetos de sua gestão para toda a cidade, como a obtenção, por meio de doação do Governo do Estado, de uma área em Braz Cubas para construção da Maternidade Municipal; Corredor Leste-Oeste, Mogi é Agro, Univesp, Mogi Línguas e túneis do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio.

Um dos destaques da apresentação foram os investimentos em segurança, entre eles a compra de 12 veículos para a Guarda Municipal, contratação de novos guardas, Polo Municipal de Segurança, Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural e um projeto-piloto de monitoramento por vídeo, que começará por Quatinga e deverá ser levado a outros núcleos isolados.

Após a apresentação, os moradores puderam tirar dúvidas sobre os serviços públicos do distrito e apresentar solicitações ao prefeito e secretários. A maioria dos pedidos foi para as áreas de saúde e educação.

Melhorias

Além do reforço de mais um médico, a UBS de Quatinga passará por serviços de reforma, pintura geral e manutenções diversas para garantir melhoria contínua, qualidade e humanização no atendimento ao público. A Secretaria Municipal de Saúde e a empresa responsável trabalham atualmente no levantamento detalhado das demandas para planejamento, orçamento e cronograma da obra.

O campo de futebol localizado no centro do distrito vai receber melhorias da Prefeitura, dentro do projeto Bola na Rede. Em toda a cidade, 11 novos campos serão implantados e outros 11 serão recuperados.

A Academia da Terceira Idade do Quatinga oferece aulas gratuitas para os moradores às sextas-feiras, das 7 às 9 horas. As inscrições podem ser feitas no horário da aula. A ATI fica na rua Antônio Rosendo de Lima.

Quatinga está incluído no projeto de sistemas de esgotamento sanitário em núcleos isolados. Nesta etapa, estão sendo feitos os projetos para, posteriormente, o Semae buscar recursos para as obras.

O distrito conta com três escolas que atendem educação infantil e ensino fundamental, localizadas no Quatinga, Pindorama e Barroso. A EM Dom Paulo Rolim Loureiro, em Pindorama, foi ampliada em 2012 e passou a atender também alunos em idade de creche (0 a 3 anos) em período integral.

Quatinga é atendido pelo projeto Novos Caminhos, ferramenta inovadora da Prefeitura de Mogi das Cruzes para o monitoramento e manutenção dos mais de 700 quilômetros de estradas vicinais do município. A iniciativa atende os produtores rurais e a comunidade local, facilitando o acesso dos serviços de saúde e o transporte coletivo e escolar.

A Secretaria Municipal de Segurança realiza a fiscalização constante para coibir a criação de loteamentos irregulares em áreas de proteção ambiental. O trabalho, que busca garantir a qualidade de vida dos moradores e produtores rurais, tem também a participação da Polícia Ambiental e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A região central do distrito de Quatinga recebeu, recentemente, revitalização de sua sinalização de trânsito. O trabalho faz parte das ações da Prefeitura para melhorar a segurança nas ruas, com prioridade para o pedestre.

A próxima reunião do “A Cidade É Aqui” será no dia 19 de julho, às 19h, na Associação dos Amigos de Cezar de Souza, com moradores do distrito. A entidade fica na rua João Valente, 149, Jardim São Pedro. (Julio Nogueira)