Vacina contra a gripe se esgota no primeiro dia e nova remessa está sendo aguardada
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


As doses de vacina contra a gripe enviadas pelo Governo do Estado para Mogi das Cruzes praticamente se esgotaram nesta segunda-feira (23/03), primeiro dia da campanha, com uma ação especial realizada para idosos com mais de 75 anos no Pró-Hiper e a imunização promovida em todas as unidades da cidade. Restaram apenas as doses que já estavam reservadas para a vacinação dos idosos acamados ou que vivem em instituições permanentes, que será realizada de forma domiciliar pelas equipes do Programa Melhor em Casa.
Uma nova remessa de vacinas contra a gripe deve chegar ao município entre quinta (26) e sexta-feira (27/03), conforme informou o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado. “A Prefeitura de Mogi das Cruzes utilizará todos os canais de comunicação para informar sobre a volta da vacinação tão logo seja possível”, informou o prefeito Marcus Melo, durante a live realizada no início da noite desta segunda-feira.
Embora a vacina contra a gripe que está sendo disponibilizada em todo o país não proteja contra o novo coronavírus, os idosos são prioridade porque são mais suscetíveis às doenças respiratórias e suas possíveis complicações. A vacinação também ajuda a diferenciar a gripe comum da Covid-19, ou seja, se a pessoa recebeu a dose de combate à gripe e, mesmo assim, apresentar sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza, o que pode ajudar o médico em sua conduta.
Coronavírus
Até às 18h30 desta segunda-feira (23/03), Mogi das Cruzes soma 105 casos suspeitos de coronavírus, dos quais 6 casos estão confirmados positivamente, 18 foram descartados, 52 aguardam resultados e 29 foram dispensados de coleta, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Entre os pacientes mogianos, há 23 pessoas internadas em enfermaria; nove em UTI de hospitais públicos e privados, na cidade e cidades vizinhas e até mesmo na Capital. Entre os casos suspeitos e internados está um bebê de três meses, em estado grave, mas para o qual ainda não resultado de exame laboratorial.
Quem tiver dúvidas gerais sobre o novo coronavírus ou sobre a vacinação contra a gripe pode entrar em contato pelo SIS 160. Já quem tem dúvidas médicas sobre a nova doença deve ligar para o 4798-5160. Essa é uma linha direta com médicos que atendem no Samu e é destinada exclusivamente para quem tem sintomas ou suspeita.
Inscrições de transferência e intenção de transferência para o ano letivo de 2026 começam nesta segunda (05/01)
Smart Mogi terá 730 câmeras até o fim de janeiro
União Mogi vence o Confiança na estreia da Copinha, com público de 3,8 mil pessoas, no Nogueirão
Obra para redução de vazamentos exigirá suspensão do abastecimento de água, nesta quarta (7)
Hospital Municipal de Mogi das Cruzes está entre os 9 melhores hospitais municipais do Estado