Fundo Social forma alunos do primeiro ciclo de 2019 dos cursos profissionalizantes

Fundo Social

03 de maio de 2019

O Fundo Social de Mogi das Cruzes promoveu nesta sexta-feira (03/05) a primeira formatura do ano dos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo órgão. A cerimônia simbolizou o encerramento do primeiro ciclo de 2019 e foi dividida em duas etapas, sendo a primeira pela manhã, na Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI) e a segunda à tarde, no prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Ao todo, foram entregues 700 certificados de conclusão, para alunos que concluíram cursos de  gastronomia, maquiagem, manicure e pedicure, corte e costura, assistente de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas, construção civil, Mãos na Massa e minioficinas de culinária, cartonagem e bonecas de pano.

As aulas foram realizadas na Escola de Empreendedorismo e Inovação, no Polo Regional da Escola de Beleza e em igrejas, entidades e associações de bairros e distritos como Sabaúna, Taboão, Taiaçupeba, Botujuru, Chácara Santo Ângelo e Jardim Planalto, pelos cursos descentralizados.

Todas as turmas do período da tarde que tiveram aulas na Escola de Empreendedorismo e Inovação foram compostas por alunos atendidos pelo  Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas). Ou seja, elas foram montadas a partir de parceria entre o Fundo Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

O vice-prefeito, Juliano Abe, compareceu às cerimônias e falou sobre a importância de acreditar na capacidade das pessoas. “Nós acreditamos na capacidade que vocês têm em força de trabalho, de serem criativos, de empreender e de batalhar para melhorar a vida de vocês e da família de vocês”, destacou, lembrando que a Prefeitura de Mogi cada vez mais investe na oferta de cursos profissionalizantes, exatamente com a meta de profissionalizar e capacitar a mão de obra local.

“Temos o Crescer, que oferece mais de 15 mil vagas em cursos por ano e também o Fundo Social, que neste ano certamente vai ultrapassar a marca dos 1.500 formandos. Fazemos isso porque sabemos que vocês têm plena capacidade de gerar suas próprias oportunidades, e é nisso que o prefeito e a Karin Melo vêm trabalhando”, concluiu.

Formanda do curso de maquiagem, Michele Bartolo Moreira falou em nome de todos os alunos. “Tenho 38 anos e jamais imaginei que, nessa idade, poderia me profissionalizar. Hoje posso dizer que sou maquiadora e estou muito feliz com essa conquista. Mais do que um curso, estou realizando um sonho e minha filha agora vai começar um curso também, então é uma realização não só para mim, como para toda a minha família”, declarou.

O coordenador do Fundo Social, José Luiz Furtado, representou a presidente do Fundo Social, Karin Melo, e falou sobre o foco de atuação do Fundo Social, que consiste na oferta de oportunidades. “É muito gratificante estar aqui hoje representando a nossa presidente do Fundo Social e poder parabenizar cada um de vocês. Esse trabalho que desenvolvemos é um trabalho de promoção de autonomia, cidadania e de geração de renda. Desejo muito sucesso naquilo que vocês escolherem para a vida de vocês”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, também compareceu à solenidade e falou sobre o diferencial que Mogi das Cruzes oferece aos seus cidadãos em termos de qualificação de mão de obra. “O prefeito e Karin acreditam na emancipação da pessoa, para que se tornem gerentes de suas próprias vidas financeira, econômica e empreendedora. É por isso que estamos aqui. E essa iniciativa também está ligada diretamente a políticas públicas municipais. Que outra cidade oferece oportunidades de capacitação para seus moradores, como Mogi das Cruzes?”, questionou.

As cerimônias de formatura também contaram com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, da coordenadora do programa Acessuas, Vera Suzarti, da coordenadora do Departamento de Educação Não Formal da Secretaria de Educação, Ana Claudia Garcia Montemor e dos vereadores Edson Santos e Rodrigo Romão, representando a Câmara Municipal. (Lívia de Sá)