Em assembleia na Câmara, segurados do Iprem aprovam contas de 2018

Instituto de Previdência Municipal

31 de maio de 2019

O Conselho de Administração do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem) realizou, na sexta-feira (09/06), sua 14ª Assembleia Geral, referente ao exercício de 2016. Os segurados que compareceram à audiência, realizada no Auditório Vereador Tufi Elias Andery, na Câmara Municipal, aprovaram as contas do período.

Dentre os dados apresentados, destaque para o resultado patrimonial, que registrou superavit de R$ 147,1 milhões no período, e também um saldo positivo obtido pelo instituto na comparação entre os anos de 2017 e 2018, que é R$ 70 milhões (levando-se em conta os saldos de conta-corrente e aplicações financeiras do final de cada ano), o que demonstra a saúde financeira da autarquia.

O rendimento das aplicações financeiras obtido no ano passado foi de R$ 46,2 milhões, ou 10,06%, ultrapassando em 0,81% a meta estipulada para o período que era de 9,98%, levando em conta a evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) + 6%.

A apresentação dos atos administrativos, previdenciários e financeiros realizados no ano passado foi feita pelo diretor-superintendente do Iprem, José Carlos Calderaro, e por Alex Albert Morais de Souza e Nicely dos Santos Campolino, respectivamente presidente e secretária do Conselho de Administração.

Em 2016, o Iprem concedeu 108 novos benefícios, sendo 93 aposentadorias e 15 pensões.

Até dezembro, o município tinha 4.339 servidores segurados pelo Iprem, além de 1.243 aposentados e 348 pensionistas. O total de 5.930 segurados faz com que o Iprem de Mogi das Cruzes seja considerado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem) como um Instituto de Grande Porte.

A prestação anual de contas é uma obrigação legal do instituto e serve para que sejam apresentados todos os atos praticados no exercício anterior, como aplicações, metas e investimentos. (Julio Nogueira)