Mogi das Cruzes recebe selo que atesta boas práticas de governança e inovação

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

03 de maio de 2024

Mogi das Cruzes foi premiada com o Selo CSC GovTech, que identifica boas práticas de governança de ecossistemas municipais de inovação. O evento aconteceu na segunda-feira (29/4), em São Paulo, e contou com a presença do secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, que recebeu a premiação. Este selo avalia as ações e o nível de envolvimento das cidades brasileiras em cinco dimensões de caráter autodeclarado, para que possam nortear seus ecossistemas de inovação.

As dimensões analisadas pelo selo são: políticas e estratégias de inovação, participação e colaboração das hélices da inovação, transparência e acesso à informação, cultura de inovação e ambientes e resultados de inovação. Para Torres, a premiação confirma o compromisso da atual gestão em oferecer um ecossistema de inovação na gestão publica, além de reforçar o compromisso com a transparência de informações e utilização de dados para tomada de decisão:

“Este é um compromisso do prefeito Caio Cunha desde o início de seu mandato, trazer as melhores práticas e ferramentas que já são utilizadas na área privada para a gestão publica e Mogi das Cruzes já está sendo destaque no Brasil e fora do país por práticas que implementamos, como por exemplo o LIGA – Laboratório de Inovação em Governo Aberto, e as ações implementadas na Ouvidoria com o Colab”, disse Torres.

O secretário complementou: “A retomada de crescimento de emprego e renda na nossa cidade demonstra claramente esse destaque. Passamos a ser uma cidade que, além de utilizar ferramentas modernas na gestão, também apresentamos um ambiente propício para empresas de tecnologia, com ações como o novo Pipa Hub, os ciclos de aceleração de startups e também com incentivos fiscais para esses segmentos. Estamos avançando e queremos progredir cada vez mais”, observou.

A Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS, no intuito de promover boas práticas de governança de ecossistemas de inovação, desenvolveu esta ferramenta para auxiliar na avaliação e reconhecimento de boas práticas municipais. Ao lado de Mogi das Cruzes, capitais brasileiras conquistaram o selo bronze, como Cuiabá, Fortaleza, Manaus e Vitória, além de municípios como Santos, Jundiaí e São Caetano do Sul.

Outros prêmios

Em junho de 2023, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Transparência e Dados Abertos, recebeu a certificação internacional What Works Cities, que foi anunciada diretamente de Nova York, no portal da Bloomberg Philanthropies. Mogi é uma das sete cidades a obter a certificação e uma das duas do Brasil a ser reconhecida pelo bom gerenciamento de dados, para tomar decisões políticas, distribuir recursos entre as secretarias e melhorar os serviços oferecidos à população.

Já em 2022, Mogi das Cruzes obteve o nível ouro no Programa Nacional de Transparência Pública, uma iniciativa que promove ações voltadas à ampliação da transparência das informações do poder público. A cidade ficou à frente de entidades estaduais como a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça, além do Governo e da Assembleia Legislativa paulistas. O índice mogiano de transparência foi de 86,62%, o que significa que o município atende 100% dos critérios essenciais e apresenta nível de transparência entre 85% e 94%.