Projeto Dentinho Feliz leva saúde bucal às escolas municipais da zona rural de Mogi das Cruzes

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

12 de abril de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Saúde, está levando cuidados com a saúde bucal para os alunos das escolas municipais da zona rural. Nesta quarta-feira (10), as crianças da EM Dr. Sérgio Benedito Fernandes de Almeida, no Conjunto Santo Ângelo, receberam a visita dos dentistas da rede municipal de saúde para um exame bucal.

“A visita dos profissionais é mais do que importante, é essencial para o cuidado integral com os nossos alunos. O dentista examinou cada criança e identificou a necessidade de encaminhar ou não ao posto de saúde. Agora, estamos enviando bilhete aos familiares”, contou a diretora da unidade escolar, Ana Laura Motta de Lima.

Durante a visita, os dentistas explicam sobre os cuidados com a saúde bucal e a importância da higienização correta, momento em que entregam um kit com escova e pasta de dentes. Além disso, também fazem um exame rápido e indicam a necessidade de atendimento na rede municipal de saúde.

Ao todo, cerca de 1,2 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental de cinco escolas municipais serão examinadas pelos dentistas que atuam no projeto Dentinho Feliz nas próximas semanas.

Cidadania no Campo

O projeto Dentinho Feliz é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Mogi das Cruzes e faz parte das ações de destaque da cidade no Cidadania no Campo – Município Agro, programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras que participam do Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Em 2023, Mogi das Cruzes ficou em 30º lugar no Prêmio Cidadania no Campo, que aponta os municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas. A premiação foi de R$ 40 mil.

“Nossa cidade estava em 81º lugar no ranking em 2021. Em 2022, conquistamos o 34º lugar e agora subimos mais quatro posições. Esse é o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido para fortalecer a gestão rural local”, explica o secretário Felipe Almeida.

O “CIDADANIA NO CAMPO - MUNICÍPIO AGRO” incentiva, por meio de mecanismos técnicos, o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário. Ao todo, são dez critérios técnicos: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas e Interação Campo-Cidade.