1º Seminário “Desafios e Lutas da Pessoa em Situação de Rua” será realizado nesta sexta-feira

Secretaria de Assistência Social

Evento será no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes, das 8h às 12h30, com participação livre e gratuita para todos os interessados

15 de abril de 2024

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover nesta sexta-feira (19/04) o 1º Seminário “Desafios e Lutas da Pessoa em Situação de Rua”. Este será mais um espaço promovido pela Prefeitura de Mogi para tratar especificamente deste tema e o evento vai se estender das 8h às 12h30, no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes, com participação livre e gratuita para todos os envolvidos e interessados.

O objetivo do seminário é ampliar entre as pessoas o conhecimento sobre todo o histórico de trabalho desenvolvido pelo município na atenção à pessoa em situação de rua, tornando-se ferramenta de disseminação de informação e também um espaço de diálogo sobre desafios do presente e futuro. Ele será organizado em duas mesas, sendo a primeira destinada a apresentações e a segunda a rodas de conversa.

A primeira mesa será iniciada com a apresentação de dados da Vigilância Socioassistencial, que integra o departamento de Gestão do SUAS da Secretaria Municipal de Assistência Social, mostrando o diagnóstico atual da população em situação de rua da cidade. Também haverá falas sobre a rede de atendimento a esse público, o que engloba o Centro POP, o Serviço Especializado de Abordagem Social e as unidades de acolhimento institucional.

Neste último tópico, um dos destaques que será detalhado ao público presente é o processo de reordenamento do serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, trabalho este que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social desde 2021, a partir da identificação da necessidade da diferenciação no atendimento a este público conforme distintos estágios e perfis.

A segunda mesa do seminário, composta por rodas de conversa, trará diálogos sobre avanços e desafios na atenção especializada à população em situação de rua, espaços de participação e controle social, perfil da população em situação de rua nos acolhimentos, saúde mental e população em situação de rua, segurança na cidade, avanços e desafios para a oferta de proteção social para este público.

O seminário deve ser  finalizado com depoimentos e relatos  de  pessoas que superaram ou estão em processo de superação da situação de rua, que  agregam ao diálogo e debate e embasam todo o trabalho realizado pela Prefeitura de Mogi. O que dará a vez à seção de perguntas e respostas, que encerrarão o evento.

O auditório da UMC, onde será realizado o 1º Seminário “Desafios e Lutas da Pessoa em Situação de Rua”, fica na avenida na Avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida, 200, no Centro Cívico.