Incubadora Social promoverá na segunda-feira reunião com empreendedores de Jundiapeba

Secretaria de Assistência Social

Grupo de empreendedores do distrito irão até a Incubadora Social para conhecer as atividades ali desenvolvidas e os planos de trabalho para 2024

11 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Conduz, vai promover na próxima segunda-feira (15/04), a partir das 8h30, uma reunião na Incubadora Social, em Jundiapeba. O objetivo do encontro é receber comerciantes do próprio distrito, para uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas no local e os planos de trabalho para 2024, prospectando parcerias.  

A Incubadora Social é um espaço de qualificação de mão de obra, promoção de cursos e oficinas e também um espaço de vendas. Ela atende grupos de empreendedorismo social, composto por pessoas que estão no processo de superação de vulnerabilidades e aprendendo novas técnicas, visando a geração de renda e emprego. 

Os empreendimentos que serão fomentados na Incubadora Social em 2024 são das áreas de gastronomia, estética, beleza e costura criativa. Em breve, será aberto um edital, para a contratação de oficineiros, que ficarão responsáveis pelos cursos profissionalizantes nessas áreas. Também serão abertas inscrições para pessoas que queiram fazer os cursos e passar a receber acompanhamento do programa Conduz. 

A Secretaria de Assistência Social convidou um grupo de empreendedores de Jundiapeba e a proposta é explicar um pouco sobre como a Incubadora Social funciona, pensando em possibilidades como contratação das pessoas atendidas pelo programa em comércios locais e também outras formas de parceria, como participação e contribuição dos empresários em ações e eventos promovidos no local. 

Inaugurada em 28 de abril de 2023, a Incubadora Social é um local onde grupos de empreendedores podem estudar, se capacitar e desenvolver produtos de forma coletiva, baseados nos princípios da economia solidária, o que contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável do território. O espaço possui toda a estrutura necessária para suas metas, que são: capacitação, produção e comercialização.

O equipamento é um dos pilares do programa Conduz, que ganhou legislação própria em fevereiro deste ano e, a partir disso, passou a ter uma estrutura organizacional mais eficiente. Atualmente, o programa se subdivide em FAZ, que visa inserir jovens em programa de aprendizagem na administração pública; o Qualificar para Incluir, que consiste na oferta de cursos profissionalizantes e a Incubação Social, que objetiva a formação de empreendedores e empreendimentos econômicos. É neste último pilar que a Incubadora Social se insere.

Além da promoção de aulas e acompanhamento dos grupos, a Incubadora Social também já foi palco para diversos eventos com foco na venda de produtos confeccionados pelos grupos de empreendedorismo acompanhados no local, como a Feira da Economia Solidária, o Arraiá da Economia Solidária e a Expo Produz.