Serviço de abordagem social em parceria com a Saúde faz busca ativa de pessoas em situação de rua

Secretaria de Assistência Social

Equipes da abordagem social estão atuando em parceria com profissionais da Saúde para identificar e encaminhar pessoas em situação de rua

29 de fevereiro de 2024

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (28/02) mais uma ação de busca ativa para atendimento de pessoas em situação de rua. A iniciativa faz parte de um trabalho, que visa levar a oferta de tratamento em CAPS-AD para pessoas com uso problemático de substâncias psicoativas e também a possibilidade de inclusão na rede de atenção à pessoa em situação de rua, ofertada pela Assistência Social via Centro POP.

A parceria já se estende desde o último ano, tendo como foco acessar pessoas em situação de rua que fazem uso problemático de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas e também pessoas nitidamente debilitadas, em condições precárias de saúde. A participação de profissionais da área da Saúde garante um atendimento mais qualificado e resolutivo, bem como um melhor encaminhamento do caso, de acordo com cada situação identificada.

Neste momento, as equipes buscam novos pontos onde há maior incidência de pessoas vivendo nas ruas. Este monitoramento serve como base para a definição dos trajetos e pontos a serem atendidos pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). As equipes passam então a visitar com recorrência os locais mapeados e também atuam a partir de denúncias, que podem ser feitas pela população por meio do telefone  (11) 97096-0923.

O SEAS faz parte da rotina das equipes da Assistência Social, sempre com o intuito de retirar a pessoa da situação de risco e vulnerabilidade e permitir a retomada da autonomia, da dignidade e da qualidade de vida. O serviço é ofertado de forma contínua e programada. No atendimento à pessoa em situação de rua, o Serviço de Abordagem Social busca aproximar, identificar, apresentar o serviço, avaliar e fazer o encaminhamento mais adequado, conforme o caso.

A proposta de saída das ruas e os encaminhamentos realizados são construídos voluntariamente com as pessoas que estão nesta condição e podem resultar no retorno familiar, atendimento em serviços de saúde, retorno ao município de origem, acolhimento institucional ou orientação socioeducativa.

Quem identificar uma pessoa em situação de rua e condição de vulnerabilidade social e quiser acionar o serviço especializado em abordagem social pode abrir a solicitação durante toda a semana, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. O telefone é o (11) 9.7096-0923 (Whatsapp).

Outra forma de identificar pessoas em situação de rua na cidade é o atendimento feito diretamente no Centro POP, que é a unidade de referência para o atendimento a este público. Neste caso, é a pessoa que acessa o equipamento. O Centro POP faz uma triagem inicial, registra os dados da pessoa, escuta seus relatos e, a partir do que for informado, faz os devidos encaminhamentos. Trata-se de um equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade, composto por uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, agentes sociais e auxiliares de apoio administrativo.

O Centro POP fica na avenida José Benedito Braga, 496, no Mogilar e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além do trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, ele também oferta atividades que buscam o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos e, assim, a construção de novos projetos de vida.

Já o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas - CAPS-AD, fica na rua Júlio Mobaid, 61, na Vila São Francisco. O telefone de contato é o 4722-3689.