Creches mogianas são referências para prefeitura de Itapema em Santa Catarina

03 de fevereiro de 2017

O programa de Expansão de Creches, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, será referência para mais uma cidade brasileira. O prefeito Marcus Mello, acompanhado pela secretária de Educação, Juliana Guedes, recebeu na manhã desta sexta-feira (03/02), a visita da prefeita de Itapema (SC), Nilza Nilda Sima, que esteve na cidade para acompanhar o funcionamento do programa. A prefeita visitou a sede da Secretaria de Educação e três creches.

O chefe do executivo mogiano apresentou para a prefeita um histórico sobre o programa de expansão de creches, desde a parceria com as entidades e associações de bairro até o início da construção das novas unidades. “A partir de 2009, a Prefeitura construiu prédios com a funcionalidade adequada dentro de um padrão que pudesse ser replicado para a cidade inteira. Foram construídos 40 prédios de 2009 a 2012 e 25 entre 2013 a 2016. Este modelo foi utilizado pelo  Governo do Estado para a elaboração do programa Creche Escola”, disse Melo.

O prefeito destacou ainda o processo de chamamento público para que as entidades ou associações possam assumir um prédio municipal e a possibilidade de emprego direto nos bairros, em que as creches estão localizadas. “As contratações são feitas pelas instituições. É um emprego direto para as pessoas que moram no bairro, o que envolve a comunidade. É um projeto aprovado pela população”, destacou.

Para a prefeita, o objetivo é utilizar o trabalho mogiano como referência para sua cidade, que fica localizada a 60 quilômetros da capital Florianópolis. “Conheci o trabalho de Mogi das Cruzes em uma reunião com secretários estaduais e me programei para que esta fosse minha primeira visita neste início de trabalho. Chamou minha atenção a parte humanizada de Mogi, pela recepção e acolhida e, principalmente, pelo conhecimento técnico dos profissionais que me receberam, como o prefeito e a secretária de Educação, que certamente irá nos ajudar muito”, destacou Nilza.

A prefeita visitou a Creche Nossa Senhora do Carmo e o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Dr. Luiz Carlos Bacci, ambos em Jundiapeba e também o Ceim Itamar Alves dos Santos, na Vila Brasileira. A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou o acompanhamento das unidades feito pela Pasta. “Não é somente a concessão da subvenção às instituições, mas o acompanhamento do trabalho como um todo, na aplicação dos recursos e na questão pedagógica”, explicou. (Kelli Correa Brito)