Pela primeira vez, Mogi das Cruzes receberá videoconferência de cirurgia de hérnia

03 de julho de 2017

Pela primeira vez, Mogi das Cruzes receberá uma videoconferência, com objetivos científico e educacional, de cirurgia de hérnia. Tanto o procedimento cirúrgico quanto a transmissão ao vivo serão realizados no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, em 6 de julho. A iniciativa faz parte da reativação da Delegacia Regional de Mogi das Cruzes, "Clube Benedicto Montenegro" - Capítulo São Paulo, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

A videoconferência é parte da programação da "Atualização em Cirurgia de Hérnias", primeira ação da Delegacia do CBC de Mogi, realizada no auditório do Hospital Municipal. “Esse evento oferece uma excelente oportunidade de capacitação para os nossos profissionais e é mais um importante avanço na qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes”, afirma o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

O médico cirurgião-geral Luiz Antônio Coelho Filho, coordenador da equipe de cirurgia-geral do HMMC, será o delegado do CBC em Mogi. Ele será empossado durante sessão solene, no mesmo dia 6 de julho.

"Com a Delegacia poderemos tornar mais fácil a atualização e a reciclagem dos residentes e dos cirurgiões que atuam em todo o Alto Tietê. Oferecermos a estes profissionais ou futuros profissionais a possibilidade de uma melhoria contínua, por meio da realização ou a facilitação de participação em cursos, conferências, congressos e outras modalidades educacionais", afirmou Coelho Filho. "A partir do suporte do CBC faremos com que as novas gerações de cirurgiões cheguem atualizados e coloquem em prática uma ciência baseada em evidências e muito mais moderna", afirmou.

Coelho Filho ressaltou que o objetivo final é colocar à disposição dos pacientes um serviço médico de qualidade. "Os médicos terão cursos periódicos de aperfeiçoamento e de reciclagem o que, consequentemente, criará uma mão de obra de qualidade e é o paciente quem acabará colhendo os frutos", disse.

Programação

A abertura da programação de 6 de julho será feita pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, ao lado do médico Coelho Filho, às 10 horas, no auditório do HMMC. Em seguida, o doutor Paulo Maurício Chagas Bruno, vice-mestre do Capítulo de São Paulo do CBC e coordenador do "Clube Benedicto Montenegro" no Estado, apresentará a história do Colégio e do Clube.

Às 10h30 terá início a programação teórica do curso, com uma palestra do médico Rodrigo Biscuola Garcia, membro do CBC, sobre "Hérnia Inguinal Pré-Peritoneal, Transperitoneal". Na sequência, Chagas Bruno volta para apresentar a palestra sobre "Hérnia Inguinal Incisional".

Às 12 horas, os representantes do CBC estarão à disposição da Imprensa para uma coletiva. Às 14 horas terá início a cirurgia ao vivo, transmitida por videoconferência, para os médicos ou residentes inscritos previamente. O procedimento terá como responsáveis os doutores Garcia e Chagas Bruno.

No período da noite, às 18 horas, uma sessão solene de posse da Delegacia do CBC Mogi das Cruzes será realizada no Buffet: Château Ma Vie, no Jardim Aracy, em Mogi. Durante a cerimônia, além da apresentação do novo delegado, haverá a posse de novos membros aspirantes do CBC, ligados à Delegacia regional.

A programação no HMMC conta com o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, do Sistema Integrado de Saúde (SIS), do Hospital Santana, da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e da Ethicon - Johnson e Johnson.

Cirurgiões e residentes podem se inscrever e buscar informações sobre o evento pelos e-mails adm.secretaria@gmail.com e capitulosp@cbcsp.org.br. As vagas são limitadas.

Programação / HMMC

10h: Abertura

10h10: Apresentação da história do CBC e do Clube

10h30: Apresentação teórica sobre "Hérnia Inguinal Pré-Peritoneal, Transperitoneal".

11h: Palestra sobre "Hérnia Inguinal Incisional"

11h30: Debate e discussão sobre as palestras

12h: Coletiva de Imprensa