Saúde apresenta balanço de atividades realizadas no primeiro quadrimestre de 2017

23 de maio de 2017

O secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, apresentou, nesta terça-feira (23/05), no auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, o balanço das principais atividades e atendimentos de saúde registrados no primeiro quadrimestre deste ano. A prestação de contas é realizada em cumprimento à Lei Complementar Federal nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

Nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2017 foram realizadas 128.551 ações de promoção e prevenção em saúde, 599.409 procedimentos com finalidade diagnóstica, 936.430 procedimentos clínicos e 16.135 procedimentos cirúrgicos. Também foram realizadas 56.233 visitas domiciliares pelos agentes da Estratégia Saúde da Família (ESF), num total de 15.967 famílias cadastradas.

Durante a audiência pública, coordenada pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal, Francisco Bezerra, o secretário falou sobre a superlotação na Maternidade e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. “Essa é uma preocupação muito grande porque, a cada dois ou três meses, a Santa Casa volta a sofrer com a mesma situação. É um problema recorrente e não podemos mais aceitar que não haja uma solução”, afirmou Cusatis, que defende a ampliação dos leitos na Santa Casa ou a implantação de uma nova maternidade pública para atendimento regional. Nesta manhã, a UTI Neonatal com capacidade para 9 bebês estava com 13.

Na semana passada, o secretário e o prefeito Marcus Melo estiveram com o secretário estadual da Saúde, David Uip, para apresentar a situação da Maternidade da Santa Casa e solicitar apoio do Governo do Estado para solucionar o problema. “O Governo do Estado tem visitado as maternidades da Santa Casa de Mogi e da Santa Casa de Suzano, mas ainda não sabemos qual será a solução”, adiantou Cusatis.

Durante a prestação de contas, o secretário falou sobre a inclusão do município de Santa Isabel no Cresamu – Consórcio Regional do Samu, ao lado dos municípios de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Arujá e Guararema. “A inclusão foi aprovada em assembleia e a fase atual é de conclusão dos trâmites necessários para validação do processo. Com essa inclusão, a Maternidade de Santa Isabel passa a entrar na regulação e deverá ajudar na realização de partos de baixo risco”, explicou o secretário.

Cusatis falou, ainda, sobre a implantação do Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. A fase atual é de conclusão da aquisição e recebimento de móveis e equipamentos, o que deve acontecer nos próximos dois meses. Em seguida, será feita uma nova avaliação financeira para definir a contratação de uma organização social que cuidará do gerenciamento da unidade. “Estamos com dificuldade financeira, mas certamente o Caps AD é prioridade”, explicou.