Furto de equipamento elétrico pode provocar intermitência no abastecimento da Vila Moraes

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

29 de junho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

O furto de um equipamento elétrico essencial para o funcionamento da Estação Elevatória de Água da Vila Moraes pode provocar intermitência no fornecimento de água para o bairro. O abastecimento segue normal durante o dia, mas desde a noite de sábado, quando o furto foi constatado, o sistema opera em modo manual, já que o equipamento furtado é que fazia a operação automática, com redução da pressão, quando necessária, para evitar danos na rede. Os criminosos quebraram a parede para acessar a área interna da estação. Os reparos já foram providenciados.

“O equipamento furtado era o ‘cérebro’ da automação e que regulava a bomba de acordo com a pressão. Sem ele, a bomba não para quando há excesso de pressão na linha, o que pode ocasionar problemas na rede. Por isso, desde sábado, estamos desligando a elevatória manualmente à noite”, explica o Centro de Controle Operacional do Semae.

O setor de manutenção eletromecânica da autarquia já está providenciando a instalação de uma peça de substituição, o que será feito logo que forem concluídos os reparos na parede.

Embora o abastecimento siga normal durante o dia, o desligamento das bombas  à noite pode provocar baixa pressão na rede, principalmente nos pontos mais altos do bairro. Por isso, o Semae recomenda aos moradores que utilizem com economia a água armazenada em suas caixas-d’água, evitando a limpeza de carros e quintais e o desperdício em tarefas domésticas essenciais como a lavagem de louças e de roupas, além de reduzir o tempo de banho.

Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do abastecimento.

A reserva de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas sem fornecimento de água pela rede. (Julio Nogueira)

Mais informações pelo telefone 115.