Estação de bombeamento conduzirá água tratada para futuro Sistema da Vila Moraes

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

17 de novembro de 2016

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou a construção de uma estação de bombeamento no reservatório da Vila Natal (RB-1). A unidade fará a transferência de água tratada para o futuro Sistema de Abastecimento da Vila Moraes, que está em fase de implantação. O investimento na primeira etapa das obras é de R$ 6,9 milhões. A primeira fase inclui a própria estação elevatória com conjunto de bombas e automação, mão de obra para assentamento de uma adutora de 5 quilômetros entre a Vila Natal e a Vila Pomar e construção da base para um reservatório com capacidade para 8 milhões de litros, previsto para última etapa e que será instalado no mesmo terreno onde está a caixa de água da Vila Pomar. Todo sistema terá um investimento total de R$ 14,3 milhões (divididos entre Município e Governo Federal). Além da Vila Moraes e a Vila Pomar, o centro de reservação atenderá também os bairros do entorno (27, no total), como Parque Olímpico, Vila Municipal, Vila Brasileira, Vila Melchizedec, Vila São Sebastião, Jardim Nathalie, Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi, Jardim Primavera e Vila da Prata, entre outros, num total de 68 mil pessoas. "Com o crescimento de Mogi das Cruzes, é necessário investir na ampliação do sistema de abastecimento. A melhora da capacidade financeira obtida pelo Semae nos últimos anos nos possibilita isso, tanto que dos R$ 14 milhões previstos para o total do projeto, metade é com recursos da própria autarquia", afirma o diretor-superintendente do Semae, Dirceu Lorena de Meira. Sabaúna Outra obra importante de abastecimento, que deve ser concluída no início de 2017, é a nova adutora de Sabaúna, que abastecerá também o Jardim São Pedro e o Conjunto Jefferson, em Cezar de Souza. O investimento é de R$ 3,9 milhões, com recursos do governo federal, e beneficiará mais de 13 mil pessoas. A água será fornecida pelo reservatório da Vila Nova Aparecida, também em Cezar de Souza, com produção própria da autarquia na Estação de Tratamento Leste, no Socorro. A adutora terá 10 quilômetros de extensão, ao longo da Avenida Nilo Marcatto e Estrada de Santa Catarina. Atualmente, Sabaúna conta com um poço artesiano e uma estação compacta de tratamento de água. Com a nova adutora, o Semae desativará o sistema atual do distrito e aumentará a oferta de água naquela região. (JN)