Campanha Novembro Azul realiza 933 exames de sangue em homens de 45 a 70 anos

15 de dezembro de 2016

A edição 2016 da Campanha Novembro Azul terminou com 933 exames de sangue para detecção precoce do câncer de próstata realizados entre homens com idade entre 45 e 70 anos. Deste total, 155 exames apresentaram resultados alterados e foram encaminhados para consultas com médicos urologistas. A Campanha Novembro Azul é realizada desde 2013 em Mogi das Cruzes para divulgar e combater o câncer de próstata. Neste ano, vários eventos movimentaram a cidade, como uma palestra ministrada pelo coordenador Hospitalar da Prefeitura de Mogi das Cruzes, médico oncologista Paulo Villas Bôas de Carvalho, no auditório do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, além de rodas de conversa em salas de espera dos postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família (PSF) sobre o câncer de próstata, diabetes e hipertensão, outras doenças que mais afetam o público masculino. Os homens que não participaram da Campanha Novembro Azul podem realizar o exame durante todo o ano, bastando passar em consulta com clínico geral e solicitar o procedimento, em qualquer unidade de saúde. O PSA - Antígeno Prostático Específico - é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue.