UPA do Oropó é inaugurada e começa atendimento à população nesta sexta-feira

21 de dezembro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli entregou, na tarde desta quarta-feira (21/12), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Corasi Alves de Andrade, no Oropó, localizada na avenida Kaoru Hiramatsu. A unidade faz parte de uma série de investimentos realizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes na região, que somam R$ 155,6 milhões e já começará a atender a população nesta sexta-feira (23/12). O prefeito eleito Marcus Melo também participou do evento. "Com esta UPA, a população de Braz Cubas e Jundiapeba terá atendimento de qualidade para casos de urgência e emergência mais perto de casa. Isso faz parte de um planejamento do atendimento na área da saúde para que todas as regiões da cidade estejam atendidas", destacou Bertaiolli. A UPA Oropó possui capacidade para até 8 mil atendimentos por mês, 1,6 mil metros quadrados de área construída e contará com consultórios, 11 leitos, sendo dois de isolamento, salas de observação, raio-X, eletrocardiografia, carrinhos de parada cardíaca, pediatria de emergência e exames laboratoriais. A unidade também contará com uma base do Samu para agilizar o atendimento à população. O investimento na construção é de R$ 4,5 milhões, além de cerca de R$ 900 mil em equipamentos. "Quem mora aqui na região do Oropó, em Braz Cubas e Jundiapeba não precisará mais ir até o Centro para ser atendido. Virá para a nova UPA. Da mesma forma que moradores de regiões como Cezar de Souza e Botujuru utilizam a UPA do Rodeio, que hoje realiza 7,4 mil atendimentos por mês", disse o prefeito. Além das UPAs do Oropó e do Rodeio, a estrutura de saúde de Mogi das Cruzes conta com outras unidades de atendimento para urgências e emergências. Para pronto atendimento infantil, a cidade conta com o Pró-Criança e o Ambulatório do Hospital Municipal. Para baixa complexidade, as Unidades Básicas de Saúde 24 do Jardim Universo e de Jundiapeba. Além disso, funcionam os prontos-socorros da Santa Casa, para ortopedia e maternidade, e do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, para atendimentos de alta complexidade. Kaoru Hiramatsu Durante a cerimônia desta quarta-feira, Bertaiolli também entregou as obras de duplicação da avenida Kaoru Hiramatsu, entre a avenida Japão e a rodovia Mogi-Bertioga. A via foi duplicada em uma extensão de 2,62 quilômetros e passa a contar com quatro faixas (duas faixas em cada sentido), ciclovia com 2,5 metros de largura e calçadas nos dois sentidos. Além disso, também foi implantada infraestrutura básica, com sistema de drenagem e redes de esgoto. "A duplicação da avenida cria um novo corredor viário e oferecerá infraestrutura de mobilidade urbana para este novo bairro que está surgindo. Transformamos a região do Oropó, com novas moradias, um Cempre, duas creches e a UPA. A avenida também faz parte deste investimento", explicou Bertaiolli. Os responsáveis pela obra de duplicação ainda trabalham na construção do trevo de chegada à rodovia Mogi-Bertioga. Estes trabalhos deverão ser concluídos no mês de janeiro.