NOTÍCIAS

UTI do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebe Habilitação do Ministério da Saúde

Quarta-feira, 04 de Janeiro de 2017

Enviar por e-mail
Fechar
Enviar para um amigo
Seu nome:
Nome do destinatário:
Preparar para impressão

3027

visualizações

UTI do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebe Habilitação do Ministério da Saúde

Prefeito Marcus Melo, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, agradeceu a dedicação da equipe do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes que resultaram na Habilitação da UTI

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, construído pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no Distrito de Braz Cubas, recebeu a Habilitação do Ministério da Saúde, o que representa um repasse de R$ 1.397.862,40 por ano para a unidade. No final do ano passado, o Governo do Estado também renovou o convênio para custeio do hospital no valor de R$ 25.200.000,00, válido para os próximos três anos (2017/2018/2019).

O prefeito Marcus Melo participou do anúncio aos funcionários e diretores e visitou o hospital nesta manhã de quarta-feira (04/01). “Enquanto os municípios estão correndo atrás de recursos e de novas parcerias para manterem seus serviços essenciais, Mogi das Cruzes recebe essa boa notícia, que é resultado de um excelente trabalho realizado pela equipe da Saúde nos últimos oito anos e que nos garante um novo aporte financeiro para a continuidade do atendimento com excelência e qualidade”, comemorou o prefeito Marcus Melo, que fez questão de visitar todos os departamentos do Hospital Municipal e cumprimentar a equipe no seu terceiro dia à frente do Executivo.

A Habilitação da UTI do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 29 de dezembro, por meio da Portaria 3.042/2016 que estabelece repasse de recurso do Governo Federal para o Bloco de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar. A UTI, no entanto, está em funcionamento desde abril de 2015 com recursos municipais. “A orientação técnica seria esperar a Habilitação do Ministério da Saúde para iniciarmos o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva, mas optamos pelo funcionamento pleno do hospital, uma decisão acertada, afinal, foram quase dois anos de espera”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

Entre abril de 2015 e novembro do ano passado, a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal recebeu 518 pacientes. Deste total, a maioria (60%) é de mulheres e a idade média dos pacientes é de 67 anos. A duração de permanência é em torno de sete dias e as principais causas de internação são insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, síndromes coronarianas e recuperação no período pós-operatório.

Qualidade

No ano passado, a UTI do Hospital Municipal recebeu o selo de qualidade e desempenho entregue pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). O reconhecimento ocorre pelo fato de a unidade realizar o gerenciamento dos indicadores de qualidade e desempenho em acordo com o que determina a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A norma estabelece os requisitos para o funcionamento de unidades de terapia intensiva.

Esta gestão no hospital é realizada por meio do sistema Epimed Solutions. Entre os requisitos estabelecidos pela RDC 7 da Anvisa, colocado em prática na UTI do HMMC, estão: Organização; infraestrutura física e recursos humanos adequados; acesso a recursos assistenciais, transporte de pacientes; gerenciamento de riscos e notificação de eventos adversos; prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, entre outros.
CULTURA
Festival de Verão 2017 - De 19 a 29 de janeiro
Palavra-chave

Qualquer um dos termos:

Procura por notícias que contenham, no título ou no corpo do texto, pelo menos um dos termos digitados no campo 'Palavra-chave'.


Todos os termos:

Procura por notícias que contenham, no título ou no corpo do texto, todos termos digitados no campo 'Palavra-chave', em qualquer ordem de aparição.


A frase exata:

Procura por notícias que contenham, no título ou no corpo do texto, a frase exata que foi digitada no campo 'Palavra-chave'.

Órgao
Data


Ordenar
PESQUISAR NOTÍCIAS