Mau tempo inviabiliza conclusão da manutenção na passagem de nível de Braz Cubas

Secretaria de Serviços Urbanos

17 de janeiro de 2017

Por conta da chuva e do mau tempo, os trabalhos de manutenção na passagem de nível da avenida Valentina Mello Freire Borenstein, em Braz Cubas, não poderão ser concluídos nesta terça-feira (17/01), como estava previsto. A recomposição do asfalto da travessia, que seria feita hoje, está inviabilizada, portanto a interdição no ponto está mantida. A orientação para os usuários é continuar adotando os desvios, que estão devidamente sinalizados. O entrave, como explica a equipe técnica da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, está no sistema de fornecimento do asfalto, que é o material necessário para a execução dos trabalhos. A empresa, contratada pela Prefeitura mediante licitação pública para a produção e distribuição do material, possui uma cota mínima diária para operacionalizar, com o objetivo de evitar desperdícios. Com o tempo ruim, a demanda por trabalhos com asfalto é naturalmente baixa e esta cota não será atingida, portanto o produto não será distribuído. A cota mínima de operacionalização é de 100 toneladas, lembrando que isso inclui outras prefeituras e também empresas da iniciativa privada. Só a Prefeitura de Mogi das Cruzes utiliza diariamente uma média de 40 toneladas. Especificamente neste serviço da passagem de nível, a quantidade necessária de asfalto é de cerca de 25 toneladas. A manutenção é uma parceria entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e a Prefeitura de Mogi das Cruzes. A interdição teve início às 9h30 do último sábado (14/01). Nesta última segunda-feira (16/01), a CPTM concluiu os reparos nos trilhos, que era a parte mais complexa e demorada dos trabalhos. Agora as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos aguardam para executar a recomposição asfáltica da travessia. A interdição acontece no trecho entre a linha férrea e a rotatória de acesso à rua David Bobrow. A recomendação para os que trafegam pela Via Perimetral no sentido Centro-Braz Cubas é entrar na rotatória da Vila Industrial e utilizar a passagem de nível da rua Cavalheiro Nami Jafet, para fazer a travessia dos trilhos. Também é possível, para quem já tiver acessado a avenida Valentina Mello Freire Borenstein a partir da Via Perimetral, desviar à direita na rotatória pela rua David Bobrow, que dará acesso ao viaduto Professor Argeu Batalha e depois à avenida Henrique Peres. Toda a parte de sinalização foi feita pela CPTM. Agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Transportes, também estão atentos à intervenção, procedendo com rondas no local. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, choveu 15,7 milímetros em Mogi das Cruzes entre as 7h da segunda-feira (16/01) e as 7h desta terça-feira (17/01). A Defesa Civil não foi acionada para atender a ocorrências, porém prossegue com o monitoramento de rotina, nas áreas sujeitas a alagamentos. A régua do rio Tietê está em 3,06 metros - vale lembrar que só há risco de transbordamento a partir dos 3,60 metros. (LMS)