Ações marcam o Dia Mundial do Diabetes em Unidades de Saúde de Mogi das Cruzes

14 de novembro de 2019

Para comemorar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, as unidades de saúde prepararam nesta quinta-feira (14/11) ações de combate e conscientização sobre a doença. Dentre as ações foram ofertadas palestras, atividades físicas e rodas de conversa. A Unidade de Saúde do Jardim Universo preparou uma programação especial para os usuários. Segundo a enfermeira Jéssica Ferreira, participaram cerca de 30 pessoas. Os participantes tiveram uma palestra sobre alimentação saudável para diabéticos com o nutricionista Carolina Wishimuta, que falou sobre os benefícios de uma alimentação balanceada e a redução de produtos industrializados.

Ainda pela manhã, a professora e educadora física, Edileuza Carvalho Santana, realizou atividades físicas com os usuários. “Hoje tivemos um público mais idoso e o objetivo maior foi falar da importância da atividade física independente da idade. Fizemos um pouco de alongamento, dinâmica em grupo e um trabalho de socialização. Sabemos que nesta idade é muito importante que eles interajam, socializem e tenham atividades regulares”, afirmou. A unidade ainda ofertou aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.

Na UnicaFisio, o nutricionista Vitor Hideki trouxe uma palestra para explicar a importância de ter uma vida saudável e expôs pontos que devem sempre ser observados no dia a dia. “Uma alimentação rica em legumes e vegetais, pelo menos 150 minutos de exercícios na semana e, sempre que possível, evitar estresse. A diabetes, se não for cuidada, pode desencadear diversos problemas na saúde podendo afetar o coração e outros órgãos”, completou.

A coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes, Cice Strelec, falou sobre os sintomas e como as pessoas podem buscar ajuda nesses casos. “Os sintomas mais comuns do diabetes são muita sede, rápida perda de peso, muita fome, cansaço inexplicável, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada e falta de concentração. Caso apresente um ou mais sintomas, procure orientação médica imediatamente”, explicou.

Em Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o Programa Hiperdia, em parceria com o Ministério da Saúde, que implica na detecção do paciente diabético e seu cadastramento para melhor planejamento de ações, compra e distribuição de medicamentos.

Por iniciativa própria, a Prefeitura também mantém o Programa Controle em Casa, que atende atualmente 5.101 pacientes diabéticos insulinos-dependentes com o fornecimento de glicosímetros, tiras reagentes e lancetas em quantidade necessária para realizar o teste de glicemia capilar na residência para controle e acompanhamento dos níveis glicêmicos.

Cice Strelec fala ainda sobre os dois tipos de diabetes existentes. “A diabetes do tipo 1 é uma doença autoimune que pode ocorrer a qualquer momento, mas, na grande maioria dos casos, surge na infância e adolescência. Já a diabetes do tipo 2 tem característica genética e ocorre principalmente quando o indivíduo tem predisposição para a doença, está acima do peso, mantém alimentação inadequada, entre outros fatores de risco. Estes casos são mais comuns a partir dos 40 anos”, finalizou.