Complexo Esportivo do Jardim Camila é entregue com grande participação popular

Secretaria de Esportes e Lazer

20 de julho de 2019

Um evento com massiva participação da população local marcou, na manhã deste sábado (20/07), a entrega do Complexo Esportivo do Jardim Camila. A parceria entre a comunidade e a Prefeitura resultou na completa revitalização do espaço, que antes era ocioso e agora conta com campo de futebol society, Academia da Terceira Idade (ATI), quadra de street ball e uma quadra de vôlei de areia.

O prefeito Marcus Melo fez a entrega oficial do espaço, ao lado da presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo e de diversos secretários e vereadores. Lideranças comunitárias também marcaram presença na solenidade, em especial a Associação de Moradores do Jardim Camila e Adjacências, que passou a ter oficialmente a permissão de uso do espaço, por meio de decreto assinado durante a entrega.

“Este complexo que entregamos hoje é um exemplo que tem de ser seguido por todos. É um espaço público, que propaga o espírito familiar, comunitário e também a convivência em harmonia. É também um local que incentiva a prática esportiva, em especial para os jovens. A associação de bairro foi um grande parceira nessa iniciativa e agora tem a responsabilidade, juntamente à Prefeitura, de zelar e cuidar desse equipamento”, destacou.

O presidente da associação, Valdeci Domingos Cadete, falou em nome da comunidade local. “Estou muito orgulhoso e feliz por essa conquista, que é de todos nós. Agradeço ao prefeito por essa visão humana, de criar um lugar destinado à interação familiar e que tem como alvo a construção de cidadãos que zelam pelo bem comum. Agora contamos com a colaboração da comunidade, para cuidarmos e preservarmos esse espaço”, pontuou.

Dois dos equipamentos esportivos esportivos entregues serviram como instrumentos de homenagem a antigos moradores do Jardim Camila. O campo de futebol de society recebeu a nome de “Arena Felipão”, em reverência à Oswaldo Fernandes “Felipão”. Já a Academia da Terceira Idade (ATI) foi oficialmente denominada Praça Voluntário Benedito Evilazio de Freitas. As famílias dos homenageados compareceram à solenidade.

A obra foi feita numa parceria entre as Secretarias Municipais de Obras, Esporte e Lazer e Serviços Urbanos, com investimento de aproximadamente R$ 250 mil.

O campo de futebol é o quarto equipamento no modelo do programa Bola na Rede implantado pela Prefeitura. Em 2017, a Prefeitura entregou a Arena Água Verde, também localizado no Jardim Camila. Já no ano passado, foram inaugurados os campos da Vila Cléo, localizado na rua Maestro Benedito Olegário Berti, e do Jardim Santa Tereza, na rua Kazuo Sumizomo com avenida Shozo Sakai, ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro.

Até 2020, o programa contará com 11 unidades, implantadas em diversas regiões da cidade. Entre os locais que deverão ser contemplados estão os distritos de Cezar de Souza, Jundiapeba e Braz Cubas, nos Bairros da Divisa e nas proximidades da Região Central.

Já a ATI implantada no Complexo Esportivo do Jardim Camila é a 83ª da cidade e a quarta entregue neste ano. Em 2018, já receberam o benefício a praça Cícero Alves dos Anjos, no Mogilar, a rua Dona Áurea Martins dos Anjos, em Jundiapeba, e uma área na avenida Benedito Pereira de Faria, no Jardim Aracy.

A quadra de street ball é a segunda estrutura da modalidade entregue neste ano pela Prefeitura. Em junho, foram inauguradas as quadras no Parque Centenário. Além disso, Mogi das Cruzes possui outros dois núcleos onde é possível jogar o basquete 3x3. Eles ficam no Parque da Cidade e na Praça do Basquete de Rua, localizada na Vila Industrial.

Jardim Camila

O Complexo Esportivo será a terceira área municipal de lazer e prática de esporte na região do Jardim Camila revitalizada pela Prefeitura nos últimos anos. Em 2018, o Centro Esportivo do Jardim Camila foi revitalizado, recebendo uma ATI, serviços de pintura, melhorias da quadra de areia e reparos hidráulicos nos banheiros. Cerca de 230 pessoas são beneficiadas com as aulas realizadas no local. O espaço também recebe atividades de lazer na quadra poliesportiva coberta, campo de futebol e quadra de vôlei de areia.

Já a Arena Água Verde foi entregue à população em 2017 e foi o primeiro local do Projeto Bola na Rede. O local recebeu campo de futebol com grama sintética, drenagem, iluminação em LED e melhoria nas estruturas existentes de alambrado e arquibancada. Os vestiários e o piso das quadras passaram por reforma.