Licenciamento eletrônico e gestão de resíduos de construção são temas de reunião em São Paulo

13 de julho de 2018

Os prefeitos Marcus Melo e Bruno Covas reuniram-se quinta-feira (12/07) pela manhã, na Prefeitura de São Paulo, e conversaram sobre temas como o licenciamento eletrônico e a gestão de resíduos da construção civil - ambos utilizados na Capital paulista e que devem ser implantados também em Mogi das Cruzes. O presidente da Câmara, Pedro Komura, e o vereador Claudio Miyake também participaram do encontro, que foi agendado pelo secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, também presente.

“Foi uma conversa produtiva e serviu para trocarmos experiências. Os desafios dos prefeitos são sempre parecidos, ainda que São Paulo seja uma cidade muito maior e mais complexa, uma verdadeira metrópole. Em muitos casos, os administradores conseguem encontrar soluções para problemas comuns, que podem ser perfeitamente utilizadas em outros municípios. E no caso específico de São Paulo, temos contato com sistemas e métodos que já estão consolidados e que podem ajudar a melhorar a vida dos mogianos”, disse Melo.

O sistema de licenciamento municipal é um mecanismo que desburocratiza a instalação de novas empresas na cidade. No caso de Mogi das Cruzes, ele seria usado para empresas de pequeno e médio portes, como determina a legislação. O processo agiliza trâmites e facilita a chegada de novos investimentos, além de atrair investidores. “Em um momento de dificuldade econômica em todo o País, os prefeitos devem ajudar na busca de investimentos privados, o que gera empregos e receita”, observou Melo.

Já a gestão dos resíduos da construção civil é um sistema no qual a Prefeitura mapeia e controla todo o trabalho de carga e descarga de caçambas. As empresas são cadastradas junto ao município e o material retirado das obras é monitorado desde a colocação das caçambas até a chegada ao destino final – em locais devidamente regulamentados por lei. O procedimento evita o descarte irregular de entulho em áreas particulares e públicas, bem como nas margens de rios e cursos d'água.

O secretário Daniel Lima acrescentou que o sistema faz parte do conjunto de ações do poder público em defesa do meio ambiente: “Em Mogi das Cruzes, o Programa Recicla+Mogi está avançando e hoje todos os bairros já recebem coleta seletiva três vezes por semana. Avançamos de 0,5% de reciclagem em 2013 para 5% este ano e queremos chegar a 20% até o final deste mandato. Temos uma parceria positiva com a Cata-Sampa e os ecopontos funcionam bem, com um novo modelo que já foi criado por esta gestão, em funcionamento em Jundiapeba. A questão dos resíduos de construção é um passo importante dentro deste processo e o que vimos em São Paulo vai nos ajudar a avançar ainda mais”, frisou. (Marco Aurélio Sobreiro)