Novo Centro de Operações vai receber e modernizar estrutura de Segurança

Secretaria de Segurança

30 de julho de 2020

O prefeito Marcus Melo vistoriou, na manhã desta quinta-feira (30/07), as obras de construção do Centro de Operações e Planejamento Integrado – Central de Inteligência, que estão sendo realizada na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no Jardim Armênia. O novo prédio irá reunir todas as estruturas da Secretaria Municipal de Segurança.

O investimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes é de R$ 3.979.221,35, com recursos federais do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT3). Até aqui, 32,5% das obras já foram realizadas e a previsão é que a estrutura seja entregue até o final deste ano.

“O Centro de Operações e Planejamento Integrado é uma estrutura moderna, que vai oferecer condições para que o atendimento à população seja ainda melhor, beneficiando os mogianos. A área da segurança pública é um desafio para os municípios e, em Mogi das Cruzes, estamos investindo em estruturas, equipamentos, pessoal e no fortalecimento do trabalho do município neste setor”, destacou o prefeito Marcus Melo.

O Centro de Operações e Planejamento Integrado – Central de Inteligência receberá a sede da Guarda Municipal, a Defesa Civil e o Departamento de Fiscalização. O local também receberá estruturas operacionais da Secretaria Municipal de Transportes.

Além disso, também ficará no local a nova Central Integrada de Emergências (Ciemp), com equipamentos mais moderno. A Ciemp faz o monitoramento da cidade por câmeras e pelo sistema de alarme instalados em prédios municipais, além de reunir o atendimento dos telefones 153, da Guarda Municipal, e do 199, da Defesa Civil.

Dentro deste trabalho de modernização, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem também ampliando o número de câmeras de monitoramento na cidade. Desde 2017, já foram implantados 57 novos equipamentos em ruas, avenidas e praças. Com isso, o município conta atualmente com 110 câmeras.

A administração municipal também está investindo em novas estruturas. Em junho, foi entregue o Polo Municipal de Segurança, em Jundiapeba. Com investimento de R$ 1.354.007,52, ele conta com base da Guarda Municipal, Centro de Formação e Treinamento, inclusive com local para a prática de tiro, e espaço para o canil da Guarda Municipal.

Além disso, a Prefeitura também está construindo uma nova base na praça Oswaldo Cruz, na região central. Aa estrutura faz parte dos investimentos na requalificação urbanística do local e contará com uma minicentral de monitoramento, com acesso às câmeras do Centro da cidade.

Outro investimento importante é no reforço de pessoal e nos equipamentos para a Secretaria Municipal de Segurança. Na Guarda Municipal, foram contratados 80 novos guardas e entregues 35 novas viaturas que reforçam as ações de patrulhamento e dos grupamentos específicos, como a Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar e Patrulha Rural. Também está em andamento o processo para a modernização do sistema de comunicação da Guarda Municipal, com a troca dos rádios comunicadores para modelos digitais, instalação de novas torres de transmissão e disponibilização de tablets nas viaturas.

O Departamento de Defesa Civil também foi estruturado, com a contratação de novos servidores e a aquisição de veículos e equipamentos para ampliar e agilizar o atendimento à população.

O vice-prefeito Juliano Abe e os secretários municipais de Obras, Thiago Takeuchi de Oliveira, e de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, também participaram da vistoria.