Passeio Ciclístico da Cidade é atração na manhã deste domingo

Secretaria de Esportes e Lazer

16 de fevereiro de 2017

Os ciclistas de Mogi das Cruzes têm uma programação especial neste domingo (19/02), com a realização do Passeio Ciclístico da Cidade, organizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A concentração acontecerá a partir das 7h30, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, no Mogilar, e a saída será às 8 horas. A participação é gratuita e o percurso terá cerca de 9 quilômetros, com ida até o Parque da Cidade e retorno ao Ginásio Municipal.

As Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Transportes montaram uma estrutura especial para atender os participantes, que contarão com veículo de apoio, presença de agentes de trânsito e ponto de hidratação em frente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Além disso, no Parque da Cidade, será realizada uma aula de alongamento para os participantes, ministrada por professores da Smel.

“O Passeio Ciclístico é uma oportunidade de lazer para toda a família, que também pode aproveitar para praticar uma atividade física. A Prefeitura preparou toda a estrutura para que seja um evento muito agradável e o percurso é acessível para todos”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Na ida, o percurso terá cerca de 4,5 quilômetros e passará pela rua Professor Ismael Alves dos Santos, avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, rua Professor Álvaro Pavan, onde acessará o parque Botyra Camorim Gatti. Na sequência, os ciclistas passarão pelas ruas Olegário Paiva, Coronel Souza Franco, Doutor Correa, Professor Flaviano de Melo, Tenente Manoel Alves dos Anjos, Ipiranga, Lara e Francisco Affonso de Melo, chegando ao Parque da Cidade.

O retorno está previsto para as 10 horas, saindo do parque em direção ao Ginásio Municipal. O trajeto será pelas ruas Francisco Affonso de Melo, Lara, Ipiranga, Braz Cubas, Professor Flaviano de Melo, Capitão Manoel Caetano, Navajas e Olegário Paiva, de onde os participantes seguirão pela passagem subterrânea Engenheiro Oswaldo Crespo de Abreu, avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes e rua Professor Ismael Alves dos Santos. No total, o retorno tem cerca de 4,7 quilômetros.

“Caso algum participante queira fazer apenas o trecho de ida ou de volta do passeio é também possível”, lembrou Nilo.

Durante todo o percurso, as vias serão interditadas durante a passagem dos ciclistas, sendo liberadas em seguida. A estrutura do projeto Pedala Mogi, que atende ruas da região central, também estará montada.

“É importante que os motoristas tenham maior atenção nas vias por onde o Passeio Ciclístico passará. Serão interdições momentâneas, apenas para a passagem dos ciclistas, que não deverão trazer impacto para o trânsito, que é menor neste período, ou para o transporte coletivo”, disse o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel.

O Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, onde ocorrerá a concentração dos participantes e a saída do Passeio Ciclístico da Cidade fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6319.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade tem 85 mil metros quadrados e fica no Parque Santana. Durante a semana, o local está recebendo uma média de 2 mil visitantes por dia. Nos sábados e domingos, a frequência aumenta e varia entre 5.000 e 8.000 pessoas por dia. Ao todo, o espaço possui aulas e atividades gratuitas de 26 modalidades, voltadas a todas as idades.

O Parque da Cidade tem entrada pela Avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente à praça Deputado Paulo Kobayashi (Praça do Oito). Ele funciona todos os dias (de domingo a domingo), das 7 às 19 horas. (Luiz Maritan)