Prefeito pede ampliação do número de vagas de especialidades ofertadas pelo Estado

Secretaria de Saúde

19 de novembro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo e o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, estiveram, nesta tarde de terça-feira (19/11), em reunião com o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, em São Paulo. A principal pauta do encontro foi a solicitação da ampliação do número de vagas para consultas e exames de especialidades com objetivo de reduzir a fila de espera por esses procedimentos na cidade. O secretário comprometeu-se vir a Mogi das Cruzes, junto com sua equipe técnica, para apresentar um planejamento estratégico para o problema.

“O que é ofertado hoje para o nosso município está muito abaixo da demanda, o que tem aumentado muito o tempo de espera por exames e consultas de especialidades, que são ofertados pelo Governo do Estado. Temos o AME – Ambulatório Municipal de Especialidades com capacidade para ampliar o atendimento, o Hospital Luzia de Pinho Melo e a Prefeitura, que possui espaços que podem ser utilizados de forma estratégica. O que precisamos é encontrar uma forma de atender a população que espera por esses procedimentos”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião, que contou com a presença de técnicos de setores estratégicos da Secretaria Estadual da Saúde, como sistema CROSS e os programas Carreta da Mamografia e Corujão, o município apresentou alguns dados que servem de parâmetro para o planejamento das ações. “Temos uma grande demanda exames como ultrassonografia e endoscopia. Também temos uma fila de pacientes aptos para realizar cirurgia de catarata e outros que aguardam pela avaliação de Oftalmologia”, exemplificou Francisco Bezerra.

O secretário estadual foi sensível à solicitação e se prontificou a realizar uma reunião técnica no próprio município, com a presença da equipe da DRS-1 – Diretoria Regional de Saúde e gestores de saúde. “De imediato podemos planejar uma nova edição da Carreta da Mamografia em Mogi das Cruzes, o que deverá colaborar para zerar a fila para esse tipo de procedimento, mas vamos nos reunir novamente em dezembro para darmos um retorno de outras medidas que podem ser tomadas para ampliarmos a oferta”, afirmou Germann.

Os vereadores Cláudio Miyake e Fernanda Moreno participaram do encontro na Capital e reforçaram a necessidade de ampliação da oferta de vagas de especialidades em Mogi das Cruzes. “Sempre existiu uma parceria entre o nosso município e o Governo do Estado no sentido de buscarmos soluções e trabalharmos em conjunto”, comentou Miyake, que preside a Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. 

Rede de Atendimento 

Na Saúde, as responsabilidades são divididas entre as esferas governamentais. O município é responsável pelos atendimentos de Rede Básica, entre quais estão as consultas de clínica médica, pediatria e ginecologia, além de exames laboratoriais, entre outros procedimentos de baixa complexidade. Já o Governo do Estado é responsável por demandas mais complexas, como consultas com especialistas e exames de média e alta complexidade. Nos últimos anos, no entanto, Mogi das Cruzes tem avançado muito e criado novos equipamentos como a Unica - Unidade Clínica de Especialidades, a primeira clínica municipal de especialidades e o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, que contribuem significativamente para ampliar a oferta na cidade.