Prefeitura disponibilizará abafadores durante o show de talentos Mentes Autênticas 

Gabinete

Aparelho reduz a sobrecarga sensorial e é essencial para quem tem sensibilidade auditiva

27 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, vai oferecer, durante o show de talentos Mentes Autênticas, mais um serviço que visa a inclusão social. No dia do evento, que é 6 de abril, serão disponibilizados a todos os presentes abafadores, aparelhos esses utilizados por pessoas com sensibilidade auditiva. 

O sistema será por empréstimo, portanto a pessoa que utilizar o aparelho deverá devolvê-lo ao final do evento. Para que as pessoas identifiquem o serviço, haverá um cartaz indicando a disponibilidade dos abafadores. Ao pegar uma unidade emprestada, a pessoa deverá preencher um formulário rápido, para fins de controle do número de itens em uso e também para organizar as devoluções.

Os aparelhos começarão a ser disponibilizados no dia do show de talentos, porém a ideia é que futuramente eles passem a ser utilizados em todos os eventos e solenidades da Prefeitura de Mogi das Cruzes. As unidades oferecidas no Mentes Autênticas são fruto de um empréstimo, em parceria com o Instituto Criarte.  

As pessoas com TEA ou com sensibilidade auditiva sofrem com excesso de ruídos, pois têm dificuldades para compreender, filtrar e escolher como reagir a alguns estímulos, o que faz com que fiquem mais sensíveis e percebam o som de forma mais aguçada, sendo mais impactadas pelos sons do ambiente em que estão. 

Apesar de ser muito comum em pessoas com TEA, o transtorno sensorial não afeta apenas pessoas no espectro e, neste contexto, o abafador é uma ferramenta de acessibilidade que minimiza o impacto dos ruídos, trazendo maior conforto quando expostos a barulhos. 

O objetivo, logo, é proporcionar uma melhor experiência para esse público em eventos promovidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O telefone da Coordenadoria Municipal de Cidadania e Inclusão Social para mais informações é o 4798-5941.