Previsão atualizada aponta queda superior a R$ 100 milhões na arrecadação de 2020, devido à pandemia

Secretaria de Finanças

28 de maio de 2020

Uma previsão atualizada da Secretaria Municipal de Finanças aponta para uma queda superior a R$ 100 milhões na arrecadação do município em 2020, devido à A crise econômica mundial provocada pela pandemia de Covid-19. A estimativa foi apresentada pelo secretário Clovis da Silva Hatiw Lu Jr., na manhã desta quinta-feira (28/05), na Câmara Municipal, durante audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo sobre o cumprimento das metas fiscais até o primeiro quadrimestre (janeiro a abril) de 2020. A previsão inicial era de uma perda de R$ 86 milhões nas receitas.

“O município começou a ser impactado pela pandemia em 23 de março. Portanto, neste primeiro quadrimestre, que vai de janeiro a abril, ainda não vimos o impacto da Covid-19 em toda sua intensidade. Isso começará a ocorrer a partir deste mês de maio, com uma maior retração econômica”, afirmou Hatiw Lú. “No âmbito nacional, depois de inicialmente ser anunciado um crescimento do PIB em 2%, passou a ser falar em crescimento zero. Agora, a projeção é de uma retração de 10%, 11%”, completou o secretário.

Da mesma forma, a estimativa de queda superior a R$ 100 milhões também pode mudar, segundo o secretário, dependendo da extensão e duração dos problemas provocados pela pandemia na economia do Brasil e do mundo.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem economizando aproximadamente R$ 103,4 mil por mês desde o início da pandemia da Covid-19, devido à não aplicação do índice de reajuste de contratos com fornecedores e prestadores de serviços. Contando os meses de março a maio, a quantia chega a cerca de R$ 310 mil. A iniciativa soma-se a outras medidas de redução de despesas diante da crise provocada pelo novo Coronavírus.

As negociações são conduzidas pela Comissão de Análises e Revisão de Contratos Atuais (Comarca) da Prefeitura, que visa a equalizar os contratos para evitar reajustes excessivos e manter uma política de austeridade financeira, otimização dos recursos e redução de despesas.

As negociações também têm o objetivo de não paralisar os serviços em andamento. Mesmo com a pandemia, a Prefeitura segue com serviços e importantes obras em andamento, como a da Maternidade Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Jundiapeba, drenagem e esgotamento sanitário no Botujuru, setorização do abastecimento da região leste, Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Jundiapeba e Oroxó, Polo Municipal de Segurança e construção do restaurante Bom Prato de Jundiapeba, entre outras.

“Temos também outra comissão, denominada ‘Compasso’, que vem trabalhando na redução de custos de água, luz, telefone. Tudo isso visando à economia para equacionarmos o orçamento”, reforçou o secretário. Compasso é a sigla de Comissão de Procedimentos Administrativos Sobre Serviços Oficiais.

Também participaram da audiência o diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Glauco Luiz Silva, e o diretor-superintendente do Instituto de Previdência Municipal (Iprem), José Carlos de Aguiar Calderaro, que apresentaram o balanço das receitas e despesas das respectivas autarquias. (Julio Nogueira)