Saúde apresenta balanço de atividades realizadas no terceiro quadrimestre de 2016

21 de fevereiro de 2017

O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, apresentou o balanço das principais atividades e atendimentos de saúde registrados no terceiro quadrimestre do ano passado. A prestação de contas é realizada em cumprimento à Lei Complementar Federal nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016, foram realizadas 211.037 ações de promoção e prevenção em saúde, 543.172 procedimentos com finalidade diagnóstica, 820.166 procedimentos clínicos e 16.199 procedimentos cirúrgicos. Também foram realizadas 51.378 visitas domiciliares pelos agentes da Estratégia Saúde da Família (ESF), num total de 15.784 famílias cadastradas.

Durante a audiência pública, coordenada pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal, Francisco Bezerra, o secretário apresentou detalhes do orçamento da saúde. Entre setembro e dezembro, os recursos da saúde somaram R$ 274.884.148,84 (valor acumulado no ano), sendo R$ 153.230.369,85 do tesouro municipal, R$ 14.301.399,52 de recursos de transferência estaduais e R$ 107.352.379,47 de verbas federais.

Do total arrecadado foram empenhados R$ 261.759.083,77. “Tivemos índice de execução orçamentária perto de 95,23%, o que demonstra acerto no planejamento: não gastamos mais do que tínhamos, nem deixamos de investir na saúde das pessoas”, explicou Cusatis.

Aedes aegypti

O secretário municipal de Saúde de Mogi, Marcello Cusatis, informou que logo após o Carnaval será divulgado o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do Aedes aegypti na cidade, o que contribuirá para direcionar e potencializar as ações preventivas no município. “Vamos lançar o estudo de densidade larvária a fim de combatermos a proliferação do mosquito, transmissor de doenças como a febre amarela, dengue, chikungunya e Zika vírus, que pode causar má formação em bebês. Vamos chamar os gestores de plano de saúde e os representantes das unidades privadas de atendimento, como clinicas e hospitais”, contou Cusatis. As vistorias em imóveis para bloqueio de transmissão e coleta de larvas aumentaram de 5.693 no terceiro quadrimestre de 2015 para 12.871 em igual período de 2016.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Chico Bezerra, e o vereador Péricles Bauab, integrante do grupo, receberam a equipe da Saúde. Também participaram da reunião o presidente do Legislativo, pastor Carlos Evaristo, além dos vereadores Diegão Martins, Otto Rezende, Edson Santos e Rodrigo Romão.